Páginas

16 de mar. de 2013

BBB & FACEBOOK



É grande o número de pessoas cultas e inteligentes no Facebook que tem aversão ao programa Big Brother Brasil, parece que assistir o programa é o mesmo que se intitular burro, fútil, de gosto duvidoso;  querendo indiretamente se passar a ideia de que quem não curte o reality show é um intelectual, inteligente, culto em todos os sentidos e de gosto a toda prova.

Antes de desfiar minhas impressões deixe-me dizer que gosto muito do programa, assisti até a sétima edição quase que 100% (sem pay per view) e mesmo não assistindo com frequencia atualmente, gosto de dar uma espiada.
Sempre gostei de comportamento humano, para mim as relações humanas nos dão as melhores lições de ser inteligente EMOCIONALMENTE. Alguns assistem para ver homens e mulheres de corpos maravilhosos, para rir, para matar o tempo, se distrair, por curiosidade...Não importa o motivo de cada um, rótulos são medíocres. Não me importo que me chamem de anencélafa ou coisa parecida, me sinto emocionalmente madura o suficiente para não precisar que as pessoas validem meus gostos para me socializar e me sentir acolhida; gosto  e pronto!

Tudo na vida para um melhor entendimento deve ser olhado com um segundo olhar além das aparências superficiais, o que está embutido além do que percebemos logo de cara pode dizer muito mais. Não quero dizer que o contrário também é verdadeiro, que quem assiste ao programa é "O cara", apenas não acho bacana, muito menos demonstração de inteligência, rotular as pessoas pelo gosto disso ou daquilo.

Talvez isso ocorra apenas por essa massificação tão comum no Facebook onde muitos apenas repetem postagens apenas por compulsão sem ler e interpretar o que significa. Digo isso porque vejo algumas pessoas que metem o pau em quem assiste BBB postarem coisas tipo:

Quem matou a sereia? (não me perguntem quem é?)
Copie e cole tal texto (não custa nada, né!)
Animam-se com lutas UFC
Mostram imagens da dor alheia.
Não esquecem da Carminha e da Rita da novela.
Turquia é mencionada a cada 5 postagens.
Compartilham postagens com acusações sem fonte que comprove a veracidade.
Doam dinheiro para as criancinhas doentes compartilhando postagens.
Participam de brincadeirinhas sem graça e inúteis.
Clicam em links suspeitos.
Expõem assuntos particulares.
Vivem em "barraco"!
Curtem fotos de bebês maquiadas, com calcinhas de babadinhos e sapatinhos de salto alto.
Não se esquecem do horóscopo diário.
E por aí vai..Tudo de muita profundidade...

Só pelos poucos exemplos já dá para imaginar que nem todos que odeiam BBB podem ser chamados de inteligentes e cultos, mas quem sou eu para rotularmos as pessoas pelo gosto? O que me incomoda é a incoerência.

É curiosa esta aversão ao BBB por muitos no Facebook, já que ao meu ver  este não passa de um GRANDE BIG BROTHER onde as pessoas choram, lamentam, se desentendem, discutem, xingam, invejam, fazem intrigas, provocam, odeiam, competem e todos os comportamentos que não consideramos bacana; e também há  comportamentos positivos: fazem amizades, se divertem, vivem em paz, compartilham, se encontram, se abraçam, selam amizades...Igual no programa.

Penso ser uma incoerência dizer que BBB é lixo, que quem assiste é uma "bosta" e ao mesmo tempo manter perfil no Facebook se expondo como se fossem seres mais cultos e inteligentes.
Será que é o espelho que assusta?

No Facebook é igualzinho estamos TODOS de OLHO, somos Brothers com a diferença de que não estamos concorrendo a ganhar um prêmio, mostramos tudo....de graça ou por poucas merrecas.

Vamos lá no Face dar aquela espiadinha no mural do desafeto (ou afeto)?

7 comentários:

  1. Matou à pau, amiga!!
    Eu não gosto do BBB, mas não discrimino quem assiste. Já assisti outras edições, mas hoje acho que tudo gira em torno de bundas e peitos, e homens bombados rsrsrs.Mas é opinião minha.
    Agora, que o face está um lixo, cheio de pessoas compartilhando lixo, isto é verdade.
    Beijos, flor.

    ResponderExcluir
  2. É exatamente isso, Dalva!! Eu morro de rir quando vejo essas postagens que você citou, de amigos que criticam o BBB, como se assistir o programa fosse algo condenável e somente para pessoas intelectualmente inferiores. Mas pode ter certeza que muitos desses que "não" assistem, sabem detalhes do programa que nós não sabemos... rsrs
    Abraço carinhoso, ótimo domingo pra vc!

    ResponderExcluir
  3. analuciapleitao@gmail.com16/03/2013, 23:20

    Fico maravilhada com pessoas como tu Dalvinha.
    Realmente vejo o BBB sim porque me parace um microcosmo da sociedade. Lá na verdade, tirando peitos e bundas, é exatamente o espelho da vida aqui fora.
    Parabéns pelo texto!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!

    Venho aqui te deixar uma palavrinha de ânimo para essa semana:
    De repente, a vida te vira do avesso, e, assim você descobre que o avesso é o seu lado certo.
    Tem coisas na vida que às vezes a gente não perde, a gente se livra.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto. Exatamente o que eu penso. Também já fui de gostar e assistir ao BBB com mais frequência. Hoje nem tanto...Mas nem por isso intitulo quem assiste de ignorante. E vc tem razão quando fala do povo lá do facebook. São por essas e outras que não gosto do facebook. Vou lá muito pouco e não gosto nada dessa exposição toda que as pessoas amam fazer e compartilhar. E ainda fazem barracos aos montes! Detesto isso. Por isso prefiro meu twitter, no meu cantinho!
    Beijos e parabéns pelo texto!
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Dalva, como sempre seu texto é muito pertinente e confesso que não havia feito essa analogia antes. Não curto BBB, acho que como programa, toma um espaço que poderia ser melhor aproveitado divulgando algo culturalmente mais produtivo. Por outro lado, agora que chamou atenção sobre isso, acho que como janela do microcosmo, assim como destacou a Ana Lucia, em que vivemos, é de fato um material muito vasto para estudo e análise sociológica, assim como o FB. O problema é quando as pessoas que assistem não têm o discernimento que você e poucas outras pessoas têm. Assistir como um passatempo tendo o espírito crítico é uma coisa, tomar aquilo por exemplo é outra. Vou continuar não gostando, mas terei outra visão das pessoas que assistem, pelo menos de algumas delas, pois se duas amigas a quem respeito demais inclusive pela inteligência, assistem, talvez minha análise anterior estivesse mesmo errada. Bjs e parabéns, mais uma vez você arrebenta.

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu não curto BBB, não me acho melhor nem pior... só que eu gosto de dormir, rsrsrs

    Quanto ao face, é aquela velha máxima : tem pessoas que não sabem ter liberdade.

    Elas acham que só suas idéias e opiniões são certas, e querem enfiar isso goela abaixo das pessoas. Tem gente que nem aceita brincadeiras, fica irritado, faz barraco, vive corrigindo os outros... sinceramente ? Acho desnecessário. Nós não temos que conviver com essas pessoas, elas não vivem comigo, não fazem parte da minha família, que custa aturar um defeitinho ou outro né ? Até porque eu sei que não sou perfeita e que muita gente aguenta meus defeitos em prol de uma amizade "virtual" que quem sabe um dia pode virar real ??

    As pessoas estão muito sem vontade de aceitar o outro como ele é. Se não for igual a mim e não pensar como eu, não presta... daí não sobra mesmo muita coisa !!!

    Aff, escrevi foi um livro, srrs

    Bjus 1000 lindona

    ResponderExcluir