5 de jul de 2015

Selfie - Mico de roupa moderna?

Parece que a modo da selfie pegou e pelo jeito não vai cair em desgosto tão cedo, a paixão pela fotinho parece que ficou mais importante do que os eventos prestigiados.

Nunca fui de tirar (minto, gostava de tirar, mas não de aparecer nelas) muitas fotos - melhor deixar para os bonitos ou pelo menos fotogênicos - mas é legal uma ou outra foto para reforçar as lembranças de momentos principalmente depois que temos filhos, não podem faltar fotos nos passeios. 
Selfie no Anime Friends 2008 - Paulo de Shikamaru

Até pouco tempo quando ia aos eventos de Anime com o filho, tinha vergonha de pedir para alguém tira uma foto de nós e apelava para o selfie que antes era MICO, sim mico, as pessoas ficavam olhando e nos sentíamos mesmo meio que idiotas parados num local tirando fotos de si mesmo. Filho nunca tinha paciência para mais que 2 tentativas e na maioria das vezes era preciso bem mais que isso para sair pelo menos uma boa, sem cortar a cabeça de um de nós. 
Pensando bem, éramos idiotas mesmo, que diferença faria o que as pessoas pensavam? Será que as pessoas que tiram selfie hoje em dia estão preocupados com o que os outros estão achando deles posando em pleno movimentado fluxo de uma famosa rua da cidade? Não mesmo.


Hoje é normal, você está andando na Rua 25 de Março em São Paulo e de repente alguém do nada pára na sua frente sem dar seta para fazer uma selfie e postar nas redes sociais.


Assistindo ao vídeo (de 1964) acima percebe-se facilmente o conceito de selfie embutido, em um tempo que não tínhamos acesso aos eletrônicos. 
The Animals


Eu que nasci em 1962 só tive minha primeira Kodak Instantânea quando no fim dos anos 70 elas se tornaram acessíveis. Lembro que houve um tempo em que as fotos mais descoladas eram aquelas casuais, para não ficarem com cara de paisagem, tinham que captar a alegria do momento, do movimento.
Já paguei esse mico também! Quer prova, olha a foto abaixo...Foto com movimento, ideia minha, com uma Instamatic na mão...só rindo...mas valeu, ficou registrado. Quando somos bobos, não nos apercebemos no ato, mas aprendemos ou quem sabe...mudamos.
Meu pai e irmão - começo anos 80

Esse mês vou novamente ao Anime Friends com o filho, como as coisa se inverteram e estou menos arisca, vou pedir para alguém tirar uma foto de nós, só para contrariar, e quem sabe com cara de paisagem como aquelas do passado, preto e branco, todo mundo sério,estático, vestindo a melhor roupa para o clique raro e provavelmente feliz com o momento, quem poderá dizer que não? Assim como os sorrisos das selfies, quem dirá se são de alegria mesmo ou não?
O mico e seu tamanho está em nossa cabeça.

Modismo vai e vem, só depende de um olhar esperto e desperto.

Que amemos mais o momento do que o registro dele.

PS 28/07/15: Foto do anime Friends 2015 (sem selfie rs)


Dalva Rodrigues

Pessoas queridas, estou aceitando críticas construtivas, seja de erros de ortografia, vícios de escrita, qualquer dica será bem vinda. Obrigada!



13 comentários:

  1. Dalva, que legal! Eu sou avessa às fotos onde eu apareça. Sempre saio dez vezes pior o que a realidade.Assim, fiz pouquíssimas selfies... Mas adoro fotografar momentos de todos daqui de casa, até da CUCA,a cachorrinha,rs... Gostei de te ler,ri da foto em movimento,mas era assim... Vale o registro sempre! Tenho cada uma, nem imaginas!!

    E desde já desejo um lindo e bem bom show com teu filho! Curte bem com ou sem selfies e não fica envergonhada.Curte tuuuuuuuuuuuuuuudo! bsj, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dalva!
    Antes das fotos digitais, era caro fotografar. Tinhamos que economizar nos cliques. Muitas fotos queimavam. Atualmente, não gostou da foto, deleta. Mesmo assim, tenho muitos autorretratos antigos... Niqui minha mãe ficava irritada e dizia que estava desperdiçando filme. Esse conceito deveria se estender às pessoas que deixavam para fotografar apenas em ocasiões especiais, além do fato de que a timidez em posar para fotos levavam as pessoas a fugir na hora de fotografar. O fato é que o hábito faz o monge e a partir do momento que as pessoas passaram a fotografar mais, formam desinibindo.
    Depois quero ver o seu selfie com seu filho! :)
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Oi Dalva, é a Vi, nunca fui fã de tirar fotos, mas tenho me acostumado ao fato devido aos encontros com muitas amigas da internet.
    Ver foto do seu pai, me lembrei quando a calça xadrez era moda.. outro detalhe significativo da foto, contar a historia, costumes, de uma época.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  4. Dalva, vim te desejar um lindo fds! bjs e tudo de bom! chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Dalva, é a Vi, passando para lhe desejar um otimo fim de semana, beijos.

    ResponderExcluir
  6. srsrrs, #dalvaédasminhas, srsrrsrs
    Detesto quando as pessoas param do nada - sem dar seta- na 25 pra tirar foto... e nem adianta me julgar, eu fico brava mesmo, srsrrss
    Mas sabe que eu nunca fui de foto ? Primeiro porque antes tinha que revelar e o preço não era lá muito convidativo e hoje, por incrível que pareça, ando com preguiça de fotografar... espero que seja uma fase, srsrrsrsrs

    Bjus 1000 e quero ver fotinha da Anime hein ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pepa, também sou de fases, ando com preguiça, mais de postar do que de fotografar! Obrigada pela visita! Beijos!

      Excluir
  7. Dalva, vim deixar um bj praianos e aqui onde estou vejo muitas selfies e muitos micos,rs...chica

    ResponderExcluir
  8. Essa moda do série não me agrada, pois não sou fotogênica e morro de vergonha de tirar fotos em público, fico contando os segundos na minha mente até aquela tortura passar rs!
    Faz post pra nós pra mostrar como foi o evento e as fotos que vão tirar rs!
    Bjuss!

    ResponderExcluir
  9. Você é muito linda e deve fazer muitos selfies mesmo.
    Dentro de alguns anos agradecerás recordar esses momentos...
    Beijos com carinho desde Granada.
    Rosana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dalva, é a Vi, agradecendo seu carinho no blog, concordo com seu comentário, a sabesp deveria pagar multa pelos buracos abertos, mas pelo que ouvi dizer, a sabesp faz o buraco e avisa a prefeitura (tapa-buracos) para tapar o buraco, porque você sabe, é uma burocracia danada, tem quem faz o buraco, tem quem fecha o buraco, e por ai vai, é por isso que os buracos nunca são fechados.
    Bom fim de semana, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Dalva, é a Vi, oi nós aqui traveis (Adoniran)..kkkkkkk
    Que seu fim de semana seja iluminado.
    Beijos,vi

    ResponderExcluir
  12. Li e adorei teu comentário! A coisa anda estranha mesmo, mas na hora de aleitar o bebê é demais,né? Mas ainda bem que nos chocamos. não achamos natural! bjs, demorei pra vir pois estou com a Marina aqui, um amor!! chica

    ResponderExcluir