Páginas

10 de out. de 2021

Fragmentos aleatórios 6


As laranjas

Quando puxo a linha do tempo da vida pesco  memórias que como em gulosas colheradas de doces, sentada no desnivelado banco caipira no quintal.
Doces, literalmente doces, receitas de família, guardadas nos cadernos que se amarelam com o enrolar dos fios do tempo ou só carimbadas no cérebro, como ficou a memória das cascas grossas de laranjas submersas na grande tigela verde mesclada, coberta com saco de farinha alvejado.
Ficam demolhadas por dias num canto escuro da cozinha, com água trocada para tirar o amargor e se tornarem uma doce compota a cheirar pela casa enquanto é apurada na calda adocicada e brilhante, mexidas por mãos experientes e olhos atentos para o ponto exato não ser perdido.
Tentação e paciência se apuram nos longos dias e noites de espera para saborear as laranjas douradas como sóis em um pote de vidro lá no alto do armário, longe do alcance dos apressados que ainda não dominam a gula.
As cascas também são laranjas.


Pudim da Saudade

Há um pudim maravilhoso, receita da tia Cidinha, um mar açucarado sob cremosa camada de leite cozido, coberto com claras em ponto de neve com açúcar. Levado ao forno para corar o suspiro, gotas douradas emergem e iluminam os olhos de crianças.
Gotas  de sol sobre branca espuma na boca se derretem, como ondas se desfazendo na areia branca da praia, como doces e molhados beijos de perdição em manhãs de verão.
Doce doce, muito doce, que se repete de tempos em tempos sem perder a doçura, para trazer de volta as sensações dos domingos felizes dos tempos de criança.
A infância é a mais saborosa sobremesa da vida, que comemos antes de todas outras delícias.
E tem gosto de saudade.



Amigos, darei um tempo nas redes sociais, desta vez aqui no Blogger também. 
Minhas últimas postagens mostram todo meu cansaço emocional, quando as escrevi foi pensando em parar, mas acabei desistindo porque há um lado bem bacana na interação saudável e fiz excelentes amizades com os que souberam compreender meu jeito de ser,  escrever e interagir.
A princípio é um teste (de no mínimo 6 meses), quero ver como meu cérebro funciona sem essa extensão massiva de nossos pensamentos, minha memória, principalmente a recente, está falhando muito de modo a me preocupar. A concentração me foge sempre, não consigo trabalhar a longo/médio prazo com as palavras, elas fogem como as aves quando ouvem um rojão (e demoram a voltar, isso quando voltam).
A toxidade das redes também é algo que me desgasta muito e não há filtro totalmente eficiente para limitar isso.
Preciso disso? Definitivamente, não.
E se incomoda é porque permito.
Essa velocidade toda me atropela as ideias, preciso de silêncio.
Então, ação, quero sentir os dias simples de velhice de um ser humano sem toda essa tecnologia (só o mínimo necessário).
Nossa casa é nosso templo onde nos abrigamos e podemos ter paz.
A WEB é uma torre de Babel que nunca se silencia, não quero mais essa loucura. 
A virtualidade que praticamos hoje é criação humana e não da natureza onde está nossa melhor e mais suave conexão.
Tudo isso é realidade, não há como voltar ao tempo antes dessa tecnologia, no entanto aqui no meu mundinho particular, quero fazer o caminho de volta que espero ser o que me trará uma mente mais silenciosa, serena. 


Obrigada aos que deixaram por aqui seu carinho e também me permitiram leituras de poesias belíssimas, textos interessantes, leves e animadores, dicas variadas, receitas...
Abração e continuem se cuidando, valeu!

Obs: Não responderei os comentários como costumeiramente faço, então deixo antecipadamente meus agradecimentos.


Conversa muito interessante com o psicólogo Rossando Klinjey


48 comentários:

  1. Querida Dalva,

    Não sei quando você lerá isso mas quero deixar aqui meu carinho e respeito por você. Como você viu, também me desconectei do excesso de informação e da negatividade das redes sociais.

    Fique bem, se cuide e, se precisar de alguma coisa, é só chamar.

    Nos veremos lá na frente.

    Um abraço, San

    ResponderExcluir
  2. Dalva, fui lendo e adorando tuas palavras, desde as laranjas sendo preparadas para se tornarem esse doce da tua infância e de um parecido da minha. Mas tu, com as palavras, pareces nos oferecer colheradas dele e de sua docura.

    Porém, fiquei triste com a "sobremesa":após tanto doce, senti tristeza em te ver se afastando. Porém, te entendo muito bem , sei desse cansaço, desse desânimo que por vezes de nós toma conbta!

    Eu ainda ontem comentei com Roselia, que não ficarei mais por muito tempo...

    Também ando cansada demais e como sou intensa em tudo, fico muito na internet,o que faz com que olhos, pernas, pés, reclamem...Mas, vou levando teimosamente...

    Não nos afastaremos... Vê se aparece, ainda que não seja nos blogues...



    Sentiremos tua falta, muito grande ela será! beijos, fica bem, TE CUIDA e te comporta,rs..

    .Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga Dalva,
    Ao pensar nos “gostinhos” da infância, em meio à confusão dos aromas e sabores do passado, tantas memórias se revelam.
    Os lápis de cera dos nossos primeiros desenhos, o saboroso bolo de fubá da vovó, o marcante olor do perfume das nossas mães... São tantas saudades!
    O certo, é que os aromas e sabores possuem uma influência poderosa em nossas emoções e, que bom que é assim.
    Gostei muito da maneira que “pincelou” mais e este texto, aqui no teu belo espaço da Web.
    Beijos, boa semana e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Dalva!
    Faça o que lhe der na telha, minha amiga: se quiser sair, saia; se quiser voltar, volte. Seu coração é seu mestre. Faz pouco que nos 'conhecemos' na web e gostei demais do seu jeito de lidar com a virtualidade. Desejo que você encontre a paz que procura e que lhe faz bem, e que sua fluência verbal esteja sempre alerta e útil para seus propósitos.
    Um grande beijo e muuuuuitas felicidades.
    Que Deus a abençoe.
    Bjs, Marli
    -
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
  5. Com doces lembranças deixa-nos com um certo travo na boca do prazer de ter suas visitas. Mas entendendo bem sua necessidade adoçarei sua pausa relendo suas belas postagens antes de lhe conhecer, como já venho fazendo. Cuide-se bem e se der vontade volte para nós.
    Um carinhoso abraço Dalva e toda gratidão por todas as suas visitas bem carinhosas e precisas.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Dalva,
    Acredite, que embora a "conheça" à relativamente pouco tempo, já a admiro.
    Respeito e até me identifico, com a sua decisão.
    O lado bom desta realidade "virtual" é que convivemos e aprendemos com pessoas excecionais, o outro lado, eu sinceramente há muito que deixei de me importar.
    Aproveite e seja feliz, nada mais importa.
    Desejo-lhe muita saúde e serenidade, na companhia de quem ama.

    Um abraço amigo deste lado do Atlântico.
    Até um dia!

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Dalva,

    Que primor de texto! Quase que podemos nos servir da maravilhosa compota de laranja, iguaria preciosa, cujo preparo exige conhecimento e sensibilidade. E esta outra sobremesa? que regalo!
    Quanto às redes sociais, concordo inteiramente! Na pane sofrida pelas redes, recentemente, desejei que o problema fosse mais sério, para deixá-las fora do ar por justamente uns 6 meses! Em mim o mal estar com relação às redes é significativo, especialmente porque pude inferir muita coisa do que viria, a partir do que foi dito - por várias pessoas - antes mesmo do desenrolar da ação principal. E eram coisas de partir o coração da gente...
    Então eu acho que você deve fazer o que julgar mais apropriado. De qualquer modo, sentirei a sua falta, pois me sinto conectada a você em mais de um plano.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Querida Dalva, é claro que compreendo você, mas não deixo de ficar um pouco triste com sua ausência! Gosto de suas verdades sempre postadas nos textos que você escreve tão bem. Mas também torcerei por você, para que descanse e se encontre na paz, na tranquilidade fora das redes sociais. Do ritmo meio alucinante que as vezes nos submetemos, mas quem não faz parte das redes, apenas blog, certamente sente menos.
    Desejo a você muita tranquilidade, se quiser volte antes do prazo, mais devagar, blogar para mim é uma distração, quando deixar de ser, verei o que fazer. E assim deve ser, querida. Temos de andar mais devagar...
    Fique bem, não esqueça dos amigos, de vez em quando pense em nós, o quanto gostamos de você.
    Um beijinho, querida! Cuide-se bem.

    ResponderExcluir
  9. Querida AMIGA, sim, escrito com maiúsculas, porque é assim, GRANDE, que a sinto. Não vou dizer que não fiquei triste com a sua decisão...claro que fiquei, mas, como Amiga, devo aceitar a sua escolha, porque acima de tudo está a saúde e os conselhos do nosso coração que dificilmente se engana. Quero deixar aqui o meu agradecimento pelo tanto que me deu, nestes tempos de excelente convivio, pelo carinho que sempre me dedica pelos os maravilhosos textos que partilha com os amigos e pela grande amizade que se foi criando entre nós. Nunca a esquecerei, querida Amiga e, quando estiver disposta, apareça, nem que seja para um simples " Olá " Deixo-lhe um abraço do tamanho do mundo e, presos a ele, com um bonito laço, vão mil beijinhos e os desejos de que a vida a abençoe com saúde, paz e muita serenidade nesse teu grande coração. Até sempre e obrigada por tudo! E é muito, este " tudo"!!!!
    Emilia 🙏 ♥️ 🌻

    ResponderExcluir
  10. Oi Dalva os doces citados por você minha mãe fazia, então eu sei como são essas emoções, sabores, cheiros que ficam na nossa memoria afetiva, podemos sentir o cheiro e o sabor sem comer esses doces.
    Quanto ao sei descanso, sei como é, porque desde criança sou uma pessoa que o meu emocional pode adoecer meu corpo físico, com a menopausa parece que estou descendo uma montanha russa, então é buscar mudar hábitos perniciosos para tentar levar uma vida mais saudável; vou sentir falta dos seus textos, viajo neles, mas vou aguardar seu retorno.
    Muita saúde e paz.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  11. Há redes sociais que são asfixiantes. Por isso, concordo com o seu ponto de vista.
    Mas os blogues são mais calmos e nem precisam de muito do nosso tempo.
    Por isso, espero que reconsidere e faça os 6 meses sabáticos em todas as redes menos no seu blogue...
    Tudo de bom para você, minha querida amiga Dalva.
    Fico à espera do seu regresso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Os sabores misturam-se com nossas emoções mais intensas em forma de palavras.
    Abraços carinhosos meus diretamente do meu espaço poético.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Dalva!

    Viajei por suas palavras sobre o doce de laranja e fui parar na cozinha de uma querida amiga, onde experimentei pela primeira vez.

    Eu te entendo sobre ficar longe das redes sociais, eu mesma ando mais devagar nas postagens e nas visitas aos espaços amigos.

    Desejo que fique bem, se cuida.
    Um abraço com carinho,
    Sônia

    ResponderExcluir
  14. Oi Dalva querida, bom dia!
    É isso que venho tentando fazer já há algum tempo. Assim como vc, eu também fiz amigos maravilhosos que não pretendo abandonar, embora muitos ainda não entenderam o pq d'eu estar só postando as receitas (antigas) sem comentar nos seus cantinhos. Espero que nos encontremos em nossos objetivos, mas que não deixemos de filtrar o que há de bom nos amigos, nos blogs e nas redes sociais. Penso que assim como na vida, tudo tem seu lado ruim e seu lado bom. Espero ter vc sempre como essa amiga especial ok?
    Bjssss e um ótimo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  15. Delicioso!
    Será que nasci guloso ou me tornei guloso com o tempo?
    Parabéns, Amiga. Gosto... gostei...


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  16. Oi Dalva, que gostoso navegar na sua página, realmente amo!
    Te desejo um feliz fim de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Igual a você, querida amiga,
    eu tenho poucos, mas dou a eles,
    vocês, o melhor que eu tenho.
    Um beijo e parabéns por isso e
    por tudo que tem feito pela
    página, sua e da gente.

    ResponderExcluir
  18. Entendo esse seu afastamente, eu o exercito com certa regularidade, penso que faz bem para a alma, sou grata por esse texto leve que nos permitiu saborear suas palavras e nos encantou mais uma vez antes de seu "detox" das mídias. Deixo meu desejo de que esse periodo seja leve e harmonico e que atinjas seus objetivos.
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá, Dalva!

    Seus textos, muito bem escritos, alegram a gente e nos põem no olhar a saudade do tempo que não volta mais.
    Entendo sua decisão temporária, acho eu, pois também estive quase quatro meses, agora, afastada da blogosfera, por necessitar de descansar, de parar. Voltei esse mês com vontade de escrever e de estar com todos os amigos.
    Nossa casa é nosso mundinho e lá que nos sentimos bem e felizes.
    Eu não tenho redes sociais, portanto estou sossegada. Tenho, somente, o blog que já me chega.

    Beijos, dias felizes e volte quando você sentir necessidade de desabafar, de se "expor", enfim, de estar com a gente.

    ResponderExcluir
  20. "A infância é mais saborosa sobremesa da vida...": isso é tão verdade! Tanto a nossa quanto a das crianças com as quais temos a honra de conviver. É um deleite! Você está muito certa em sua analise sobre a WEB, principalmente as redes sociais da moda eu fico tonta com elas... o blog para mim é um refúgio, mas até dele já tive que da um tempo e nem vacilo quando preciso fazer isso... existem muitas falsas urgências na internet e as vezes decifrar o que é verdadeiro e o que é falso da muito trabalho.

    Obrigada por tudo que você tem compartilhado ao longo do tempo. Estou aqui torcendo para que você esteja bem.

    ResponderExcluir
  21. Querida Dalva,

    Esses sabores da nossa infância realmente não saem da nossa cabeça, tudo é novidade quando se é criança e os doces feitos pelas mães, tias e avós são inesquecíveis! Com relação ao tempo que você necessita para descansar das redes sociais eu acho saudável, apesar de sentir saudades dos seus textos sempre deliciosos e também do seu carinho nos comentários do meu blog. Infelizmente em algumas situações precisamos mesmo dar um tempo, nos afastar de certas coisas para voltar mais forte e com a cabeça boa! Em tempos de tanta intolerância e ódio precisamos enxergar o amor nas pequenas coisas, no carinho dos amigos e dentro do nosso coração.

    Aproveito para desejar a você e sua família um Feliz Natal e uma ótima virada de ano! Que em 2022 possamos sorrir mais e aproveitar os momentos felizes com quem a gente realmente ama.
    Beijos e abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  22. Dalva, olha a minha boca como ficou,
    olha! Cheia d'água...
    Um beijo e boa noite, minha amiga.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Dalva!
    Como te entendo! As redes sociais são realmente tóxicas. Em particular, o facebook. Há muita falta de empatia com opiniões contrárias e mesmo que você procure conviver entre pessoas "saudáveis" e não entre em disputas gratuítas, há um vampirismo que suga as nossas energias, que dirá para quem escreve!
    Escrever é ato de doação e sem pretensão. Blogar significa muito mais do que trocar ideias. Também sinto falta dos amigos e por isso apareço quando sobra um tempinho, como agora.
    Hum... esse doce de casca de laranja... Que saudade! Testava nossa paciência e gulodice! Quem comia com pressa, comia amargo! :) O mesmo processo da casca de laranja, também era feito com a casca do maracujá :)
    Até breve, cosquerídia!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  24. Olá Dalva. A unica rede social que ainda me conecto é o blogger, e o telegram.
    Desejo um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo pra você e os teus. Que o espírito natalino lhe traga esperança renovada, muito amor, e uma fé inabalável. Que o ano de 2022 seja superado pelo velho em felicidades, amor, esperança, fé, paz e que seja tudo em dobro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Dalva!
    Passando para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oi Dalva passando para agradecer seu carinho e atenção e lhe desejar um Feliz Natal.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  27. Olá Dalva, passei para lhe desejar um 2022 iluminado, abençoado, pleno de momentos felizes.
    Beijo, muita saúde para si e para os seus.

    ResponderExcluir
  28. rssss, saudades, amiga!!! Volte para nosso convívio!
    Esperarei tua volta, e aproveito para desejar a você, também, um Ano com mais paz, mais saúde e alegria junto aos seus queridos.
    Muito obrigada pelos votos, sua volta foi uma surpresa tri de agradável!
    Beijinhos, querida amiga.

    ResponderExcluir
  29. Olá Dalva, que postagem sutil, delicada, doce e de abrir o apetite. Viajei no tempo, voltando para infância quando a cozinha era tomada pelos aromas. Minha Nana fazia uma bala de coco maravilhosa e tantos outros doces e guloseimas deliciosas. Obrigada por me fazer revisitar esse tempo de minha vida.
    Espero que não fique muito tempo longe do blog, seus admiradores e amigos aguardarão.
    Aproveito para desejar um feliz Ano Novo, bjinhos

    ResponderExcluir
  30. Adoro comida emocional que saboreamos junto com lembranças.
    Estou passando para dizer que pensei em você e passei para ler, me distrair e deixar o meu desejo de um Novo Ano repleto de saúde, amor e alegrias na sua vida
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Oi Dalva querida, saudade!
    Que a nossa amizade seja mais fortificada ainda em 2022.
    FELIZ ANO NOVO AMIGA!

    ResponderExcluir
  32. Querida amiga Dalva
    Que nesta virada de ano possamos olhar para trás e louvar a Deus por todas as bênçãos recebidas. Assim como agradecer cada vitória conquistada e cada obstáculo superado".
    Obrigado pela parceria em 2021. Meu desejo... continuemos a nos ver através da poesia em 2022!".
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Passando por esse simpático espaço para desejar a você, amiga Dalva, um feliz Ano Novo, com mais saúde para todos, em especial para você e sua família.
    Aproveito para agradecer suas visitas e seus ótimos comentários.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. Viajei no tempo, voltando á nossa cozinha. Doces são o meu prazer desse tempo e do tempo de agora.
    Respira fundo e ... VIVE.
    O Ano que agora começa te seja favorável nas tuas realizações.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  35. Com a sua visita, fiquei a pensar que tivesse regressado...
    Tenha um excelente ano, minha querida amiga Dalva.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Taí, uma fatia de bolo
    até me caia bem, mas a
    dona da pensão tirou
    férias... Fica para quando
    ela voltar.
    Gente, feliz ano novo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Silvio, eu também fiquei com água na boca de ver esse bolo, mas a gente espera a Dalvinha voltar né?
      Abraços ao amigo!

      Excluir
  37. Querida Dalva,

    Estou passando aqui para dizer que estou com saudades das tuas postagens deliciosas e também para te desejar um lindo ano novo! Sei que você precisa de um tempo para se refazer e faz muito bem!

    Um beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  38. Espero que sua mente esteja bem descansada e, breve, volte ao nosso convívio com suas postagens lindas, poéticas, sensíveis e encantadoras. Que 2022 seja cheio de paz, felicidade e saúde.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  39. Oi Dalva passando para dizer que sempre me lembro de ti.
    Bom fim de semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
  40. Olá Dalva,
    Desejo que tudo esteja bem contigo.
    A pausa é sempre necessária.
    Se cuida!
    Um beijo e ótimo mês.

    ResponderExcluir
  41. Oi Dalva, eu fiquei sumida do blog, mas agora bateu uma saudade forte e resolvi voltar. Corri aqui para ver os seus textos que eu sempre amei muito.
    Ah... esse pudim... que sabor de saudade...
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  42. A passear por este " mundo" cheguei aqui e vou ficar um pouquinho.
    Bonito o que vi e li.
    "As cascas também são laranjas."
    "A infância é a mais saborosa sobremesa da vida, que comemos antes de todas outras delícias.
    E tem gosto de saudade."
    bonito e sensível.
    Deixo brisas doces para o caso de voltar *

    ResponderExcluir
  43. Oi Dalva, quanto tempo, está tudo bem com você?

    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  44. Passando para te desejar um bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  45. Oi, Dalva!

    Tudo bem contigo ou continuas precisando do silêncio de que falas no post?
    O estive relendo, e como me souberam bem as laranjas e o pudim da saudade. Tu escreves com alma de menina pura, inocente e sincera.
    Sei que passaste pelo meu blog, o que agradeço, depois de vários meses sem postar para descansar minhas mãos.
    Volta ao teu blog qdo quiseres e desejares. Serei sempre tua leitora, para além de tua amiga.

    Recebe um grande abraço e um beijo. Faz a vida feliz!

    ResponderExcluir
  46. BOAS FESTAS, amiga Dalva!
    Que o seu Natal seja festejado em paz e harmonia, e o novo ano traga saúde, amor e alegria.
    Constato que continua no refúgio do silêncio. Entendo e respeito. Mas gostava de a ver voltando.
    Beijo.
    🎄🎅✨🌹🍀🙏

    ResponderExcluir