Páginas

1 de set. de 2020

Fragmentos Aleatórios 3



Os braços
Os braços são fortes. Músculos de vida, dos bornais que carregara levando as boias tão esperadas na roça, da enxada cravada no solo duro ao longo dos cafezais, das pesadas barras de aço e ferro guiadas aos fornos na fundição envolta em chumbo e calor que gera progresso na cidade grande. "-Lá vem chumbo quente!" Quem viveu na pele sabe o que significa.
Pequeno descanso entre jornadas, gastos com gostos e desgostos, gastos com afeto.
Joga a criança para o alto, a recebe em segurança em seus braços. Entre o medo e a confiança, o pouso dominado pelas gargalhadas da brincadeira.
Juntos quebram ondas no mar, mãos fortes só a solta em segurança na areia, olhos atentos de um cuidadoso rei que não submete seu povo, cuida.

As mãos
Tão potentes, ao longo do caminho perdem o vigor, já não segurariam sequer areia entre dedos esquálidos.
Ainda batem palmas por bolinhos de chuva acompanhados de um ligeiro brilho nos olhos e um sorriso escapulido entre dor, resignação e esperança.
São lavadas com afeto, água morna e sabão, secas suavemente com a nova toalha felpuda e cheirosa. Abraço, lágrimas, despedida.
Um beijo em suas mãos: -Sua benção pai, volto logo.

O mármore
Acabou. O chumbo foi literalmente quente, seu Estado ineficiente. Aquele rei não teve um "rei" merecido. A pedra fria é para todos, cedo ou tarde, inevitável.
Suas mãos sem pressa agora se esfriam, seu corpo descansa sem vida. Vazio de ti e de mim.
Resta saudade, memórias de sons, gestos, momentos, exemplos. Saudade que agora não mais se saciará com abraço, prosas e cantorias.
Um corpo se vai, um tanto d'alma fica outro se vai, em todos os dias, até o fim.

                                                            -*-*-*-


Raphael e Maria Luisa

Ontem, 31 de Agosto de 2020 fez 10 anos que meu pai se foi, na foto acima meu sobrinho que nasceu exatamente 9 meses após sua morte, junto de sua irmãzinha de 1 aninho. 

Meu pai e  seu neto.



"Naquela mesa tá faltando ele e a saudade dele tá doendo em mim"


151 comentários:

  1. Você descreveu tanta coisa que eu
    sei, vi e vivi na casa do meu avô
    durante as férias escolar.
    Saudade da roça, do fruto maduro
    no pé, dos homens suando na boca
    dos forno durante os meses de
    inverno.
    Um beijo de boa noite e obrigado
    pela lembrança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença, sempre querida, Silvio! Bjs

      Excluir
  2. Dalva, que coisa linda teus fragmentos..
    Braços fortes que apesar de trabalhar com o chumbo forte, não perderam a sensibilidade...As mãos que afagavam, acariciavam ,brincavam, recebiam os beijos pedindo a Bênção...E, por fim, o mármore...Inevitável frieza do mármore que chega sempre pra cada um... E restam as saudades que tão bem guardas em teu coração! Lindas fotos e recordações, cheias de saudades! Adorei ler! beijos, ótimo setembro! chica

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Chica, é uma dádiva conseguirmos guardar os bons e marcantes momentos, até alguns tristes que nos traz aprendizados. Que setembro nos traga boas novas, era o mês de meu pai! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Retrato falado de alguém (tão brasileiro, diga-se!) que enfrentou uma vida de trabalhos 'puxados' e expôs-se às durezas da vida, sem deixar-se endurecer.
    Eu gosto de examinar vidas assim porque elas nos ensinam que viver é simples, mas que a vida é exigente. A pessoa trilhou um caminho feito de trabalho e lutas, muitas vezes no limite da estafa. Mas cumpriu também desígnios maiores, ligados à transmissão da vida e dos valores nos quais teve fé. Depois vem o declínio, o enfraquecimento e o desaparecimento. E tudo - às vezes - parece ter sido só um sonho.
    E essa canção? Acho que é a que mais traduz uma boa relação entre pai e filho. Tanto que ficou no filho as lembranças da conversa á mesa, no fim do dia; do brilho nos olhos do pai; do entusiasmo dele; do amor à vida e à música 'ninguém mais fala no seu bandolim'.
    Todavia, com as lembranças vem também a dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito, Marly! A vida é dura, a maioria tem que garimpar muito para aproveitar o bom dela. Bjs

      Excluir
  5. Oi Dalva lindo, bornais levando boia na roça, lembrei da minha mãe relatando sua infância, saudade de quem amamos e que se foi nunca se cala no peito, a dor esta lá, já não tem lagrimas, já nos conformamos com a realidade.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi, é assim mesmo! AS histórias contadas é uma forma de não morrer dentro de quem fica. Bjs

      Excluir
  6. Oi Dalva!
    Essas lembranças são presentes preciosos que guardamos para sempre na nossa memória. Seu texto me trouxe tantas saudades Dalva, vc nem imagina quantas. Obrigada pela leitura.
    Foi muito bom te ler nessa madrugada. Adorei ouvir o Nelson Gonçalves, noite de saudades.
    Um excelente mês de setembro pra você.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Smareis, que bom que despertou uma saudade boa, momentos preciosos não são esquecidos (a não ser que o Alzheimer nos pegue, meu medo), algumas vezes até adormecem, mas esquecidos totalmente, não. Bjs

      Excluir
  7. Três magníficos "fragmentos".
    Gostei de ler.
    Continuação de boa semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela presença e comentário, Jaime! Bjs

      Excluir
  8. Boa tarde de muita paz, querida amiga Dalva!
    Os bravos me chamaram atenção hoje. Tenho história familiar de roça desde os oito aninhos.
    Tem algo escrito por você que me chama muito a atenção:
    o pouso dominado pelas gargalhadas da brincadeira.
    Que povo mais animado e descontraído e o pessoal do interior, querida!
    Depois, saboreio mais por aqui
    Fico com este momento fragmento agora ... Saio em paz.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário, Roselia! A roça não é fácil, mas tem um lado maravilhoso, imagino. Bjs

      Excluir
  9. Dalvita,

    A mistura do fermento ativado se combina perfeitamente com os demais ingredientes. A massa fica homogênea, como se não tivesse acontecido nada de diferente. Hoje eu fiz, de novo (a 4ª vez), um pão com tangzhong (que já assou e ficou com aparência maravilhosa). Nesse eu não pesei nada. Usei a receita do "Pão de leite excelente", que publiquei lá no blog em 2013. Fiz o tangzhong com 3 colheres de sopa de farinha e 15 colheres de sopa de leite (este leite eu tirei dos 600 ml indicados na receita). Deu muito certo! rsrs.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marly, estava com receio de não conseguir juntar bem essa massinha no restante, ficar grumos. Quando fizer te conto! Valeu bjs

      Excluir

  10. Olá !
    Matando saudade dos meus blogs e amigos e amigas.
    Temos diversas
    qualidades para
    atribuir a nossa
    amizade: carinho
    atenção, dedicação,
    sinceridade e lealdade...
    E eu destaco com ênfase o carinho por não ter me esquecido ao longo desses meses que fiquei ausente. Obrigada! Estou voltando e aos poucos visitarei a todos. A falta de tempo, devido as aulas serem remotas e toda comunicação com os alunos a distância, tem me afastado dos blogs. Sempre que tiver um tempinho aparecerei.
    Obrigada ! Abraços da amiga Lourdes.

    ResponderExcluir
  11. Dalva querida, tão linda essas recordações que sem dúvidas e nem esforço levam a recordar, dos nossos fragmentos que vêm a tona, não importa em que idade se manifestem. Só sei que doe demais nossas perdas e as recordações vêm com muito mais força. Mas tenho recordações lindas quando pequena, minha mãe ia para o salão e nós dois, eu e meu pai nos enfiávamos dentro de uma enorme livraria e lá ficávamos naquela manhã de sábado e depois íamos nos encontrar com minha mãe para o almoço. Os sábados eram assim, sempre. Mais tarde, já adolescente, íamos eu ele e minha mãe para o clube em que eu praticava hipismo - sua força e torcida nas provas de salto vinham deles. E muitos fragmentos que vêm à memória chegam também com uma incrível saudades.
    Não há dúvidas que "a pedra fria é para todos, cedo ou tarde, inevitável". E aí perguntamos: qual o sentido da vida se tudo o que mais prezamos acaba num sopro! É a pergunta que nunca tem resposta.
    Beijo, querida, uma postagem de luxo. Faz refletir muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Tais, obrigada por compartilhar conosco esses momentos únicos para você.
      Eu me arrisco a dizer que o sentido da vida é ter esses momentos preciosos e saber o significado deles, a importância. Bjs

      Excluir
    2. Sim, mas tudo acaba tão rápido, amiga, vendo a foto de seu pai, acima, ainda jovem, e lendo " O Mármore", belamente escrito, comovente, é que deixei essa pergunta sobre o sentido da vida... é muito doído.
      Beijinho, até mais!

      Excluir
    3. Sim Tais, é mesmo...o passado e as vidas se vão o tempo todo...e é tão rápido o passar desse tempo junto de quem amamos...aí tudo termina. Bjs, inté!

      Excluir
  12. Bom dia querida Dalva,

    Fragmentos tatuados na alma, doce e inevitáveis recordações e que são atemporais.Eu também tenho muita saudade do meu pai, nesse tempo de pandemia onde a gente está transpirando sensibilidade é que a saudade chega com mais intensidade. Gostei bastante desses fragmentos.
    Votos de um feliz feriado mesmo com nossa Independência pátria sucateada.

    Bjs de primavera.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia diná, bem reparado, Diná, a pandemia também me deixou mais emotiva e saudosa.
      A nossa pátria...nem me fale, é desconstrução ladeira abaixo.

      Excluir
  13. Lembranças que vivemos e que não voltam mais. Lindo é viver e recordar os bons momentos. Linda e saudosa postagem. Bjs quwrida

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Nal! Sim, esses momentos são tesouros, amiga!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia de feriado, querida amiga Dalva!
    Bolinhos de chuva me fazem bater palmas também...
    As mãos da despedida num aceno saudoso... Que lindo e emocionante seu fragmento!
    Tenha um bom feriado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolinhos de chuva são quase unanimidade, Roselia! Continue a ter uma boa semana, bjs

      Excluir
  16. Olá Dalva querida


    Lindas lembranças.
    Hoje quero deixar um abraço e desejar uma semana cheia de amor, felicidade e grandes realizações.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ani, boa semana pra você também! bjs

      Excluir
  17. Oi, Dalva, meu amor, boa tarde.
    Vim correndo pra te pegar em
    casa e felizmente não tinhas
    saído. Vim te dizer que sou um
    privilegiado por ter amigos,
    como tenho a ti, na minha vida.
    Um beijo, obrigado e conte sempre
    com o meu respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio, não vejo muita opção fora de casa, amigo...Na verdade estou até com mais receio do que no começo da pandemia, embora o número de mortes esteja caindo, ainda são muitos e infectados também...Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém!
      É um prazer ter sua amizade, amigo! bjs

      Excluir
  18. Emocionei-me com esses teus fragmentos, porque neles revi oos meus, os do meu pai, da minha mae, enfim, São pedaços de vida que se encaixam na labuta diária de todos, mesmo nem todas sendo tão árduas e dificeis. Umas e outras acabam da mesma maneira, misturadas na terra, cobertos por uma pedra fria,nem todas de mármore ou granito. Em terra brasileira, onde foram muito felizes, bem acolhidos e trabalhadores respeitados, felizmente, estão os meus queridos pais, cobertos por essa pedra que um dia talvez me cubra a mim. Pode não ser nem a mesma terra, nem a mesma pedra, mas de certeza que será terra e pedra e também ambas muito frias. É assim o fim de todos quando a vida o terminar. Amigam entendo muito bem esta nostalgia e a saudade contida nestas palavras. Muito obrigada e muita SAÚDE para que possamos continuar o nosso percurso, nem sempre fácil. Um beijinho
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Emília...Não há desigualdades pós morte, então cada momento de vida deve ser valorizado. Obrigada pela presença e comentário, bjs!

      Excluir
  19. Corrigir
    Determinar... amiga,
    Beijo
    Emilia

    ResponderExcluir
  20. Numa arte só sua um historia de vida belamente escrita em fragmentos, que são de muitos de nós.
    Lembrei do embornal que tanto fez parte de minha vida, assim como a marmita que refaz a energia.
    Eu já disse que que carrego pela vida um embornal cheio de lembranças e saudades, que vez ou outra eu enfio a mão por ele e tiro uma lembrança, que me faça reencontrar o brilho de viver e seguir a jornada.
    Uma saudade com lembranças vivas numa rica postagem de figuras que traduzem todo seu sentimento.
    Acho lindo como você faz.
    Que toda saudade não faça tristeza diante as belas lembranças do belo vivido.
    Carinhoso abraço Dalva.
    Uma semana leve e alegre com paz e alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palavras lindas, Toninho, obrigada! Lendo sobre seu bornal e lembranças percebi que algumas memórias são tão ricas mesmo a gente não tendo as vivido...Meu pai contava da alegria e orgulho dele quando ia para a roça com seu bornalzinho...tão pequenino...Só dele contar eu gravei a imagem desse menininho da roça que ele um dia foi lá nas Minas Gerais.
      Muito obrigada, bjs

      Excluir
  21. Boa tarde!
    Cheguei aqui pelo blog da Chica. Lindo texto, comovente...
    Já estou seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, muito obrigada pela presença e comentário, logo mais farei uma visita, bjs

      Excluir
  22. Olá querida Dalva, tudo bem?

    Que lindo o seu texto, uma bela homenagem ao seu pai que com certeza tinha muito orgulho de ti. Lendo o seu texto me lembrei do meu pai que se foi em 21/03/2009, ele era tão divertido, mas ao mesmo tempo meio ranzinza também e a gente achava graça dessa controvérsia. Sinto muitas saudades dele, era um torcedor fanático pelo São Paulo, não perdia um jogo sequer. Boas lembranças que não saem da cabeça!
    Logo após o falecimento do meu pai eu escrevi um poema que você pode ler no meu blog, vou deixar o link abaixo:

    https://aleciosouza.blogspot.com/2017/03/despedida.html#comment-form

    Te desejo uma excelente semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alécio, meu pai também era meio ranzinza e torcia para o São Paulo, assim como o seu...
      Obrigada pelo comentário, já vou lá espiar, bjs

      Excluir
  23. Que lindo texto, le-lo ao som da musica que lembra "meu pai" cuja despedida se deu em 1991 foi algo comovente.
    Obrigada por partilhar essa sua homenagem que me encheu de saudade.
    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adelaide, quase 30 anos da uda de seu pai...a gente não esquece, né...bjs

      Excluir
  24. OI Dalva, é uma época de saudades e saudosismo. De lembranças e memórias. De emoções e sensações.
    Linda o seu texto. Linda homenagem ao seu pai.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Chris, tem razão, o momento é de muitas reflexões...Bjs

      Excluir
  25. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar a continuação de uma boa semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jaime, hora dessas aparece alguma novidade! Bjs

      Excluir
  26. Lendo sua história, lembro-me de meu falecido pai, há 18 anos. A partida de alguém que amamos deixa um buraco no coração, mas ainda temos que acreditar que ele faleceu porque foi a vontade do Criador da Vida. É nosso dever continuar orando para que ele seja feliz lá em cima.

    Saudações da Indonésia.

    ResponderExcluir
  27. Recordar será viver ou sofrer?...
    Abraço solidário.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário, Juvenal.
      Penso que a resposta é muito pessoal, particularmente para mim é viver, tive certeza disso nos últimos meses com meu pai, ele me me deu essa certeza. Abraço.

      Excluir
  28. OI Dalva, voltei aqui para te desejar um lindo domingo e agradecer o carinho de sempre.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chris, que você também tenha um domingo muito bacana! Bjs

      Excluir
  29. Boa noite de sábado, querida amiga Dalva!
    A pedra fria é para todos, cedo ou tarde, inevitável.

    Lembro do meu pai amado, da uma saudade nada boa, querida.
    Hoje saboreei o terceiro fragmento.
    Muito bons os três!
    Tenha um ótimo final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença, Roselia! Nem sempre as memórias são boas, mas ensinamentos sempre tiramos. Bjs

      Excluir
  30. Oi Dalva.
    Obrigada pela visita ao meu blog, já segui o seu e gostei muito.
    Beijos...

    Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Julia, também gostei muito de seu jovem e promissor blog! Bjs

      Excluir
  31. Oi Dalva
    Esta é uma saudade que cabe no peito e escorre pelos olhos em gotas cristalinas
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Gracita, de vez em quando a emoção se faz lágrimas, bjs

      Excluir
  32. Amiga Dalva, estou divulgando a campanha setembro amarelo e buscando o auxílio dos amigos para juntos espraiarmos os conhecimentos tão importantes para que a sociedade finalmente comece a falar sobre esse assunto ainda considerado tabu. Te aguardo no blog. Bjs com carinho

    https://espiritizareamar.blogspot.com/2020/09/setembro-amarelo-sera-o-suicida-covarde.html

    ResponderExcluir
  33. Olá, Dalva!

    Quem ler estes “Fragmentos Aleatórios 3”, e os anteriores, ou outros textos seus, Dalva, saberá que está diante de uma pessoa talentosa, de uma escritora sensível. Parabéns!

    Um abraço, Dalva.

    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, que palavras generosas, minha imensa gratidão, amigo, isso me estimula a não desistir de escrever. Bjs

      Excluir
  34. É triste essa saudade, mas em breve acabará para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Daniela, saudade é inevitável na vida. Bjs

      Excluir
  35. Saudades ficam para sempre nos nosso corações mas onde quer que seu paizinho esteja está feliz de vê-la feliz também. Lindos seus sobrinhos! Bjs

    ResponderExcluir
  36. Querida amiga, espero que esteja tudo bem consigo.
    E que não tenha caído na apatia... que é o tema do meu último poema...
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, logo mais farei a leitura para tentar compreender a apatia no contexto do texto ou poema. Bjs

      Excluir
  37. Confesso, terminei a leitura destes magníficos fragmentos de saudades e lembranças com lagrimitas nos olhos.
    E mais confesso, gostava de ter sido eu a escreve-los, dessa forma homenageando o meu pai, homem de braços e mãos que confortavam, olhar doce, sorriso meigo, e coração do tamanho do mundo. Deixou-me há 22 anos, mas continuamos juntos.
    Hoje, recordei-o de um jeito ainda mais especial. Obrigada, por isso, querida amiga Dalva.
    Beijo, muita saúde.
    (Adorei lê-la!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, que bom ter lhe despertado essa emoção boa ao lembrar seu pai, a gente não esquece desses momentos! Obrigada pelo gentil comentário, bjs!

      Excluir
  38. Olá, Dalva! Tua postagem me fez pensar em minha avó materna, que há algum tempo não vejo. A palavra saudade, os bolinhos de chuva (que eu mesmo fazia sempre que ela pedia), Nelson Gonçalves (Naquela Mesa é uma música linda, lembro que minha avó e eu cantávamos juntos músicas do repertório do Nelson Gonçalves, da Ângela Maria, Dalva de Oliveira e outros cantores que ela sempre gostou de ouvir)... As fotografias são bonitas e certamente te trazem pensamentos dos mais diversos tipos, eu gosto especialmente de fotografias antigas, às vezes é bom rever esses instantes que estão eternizados nas fotografias, elas refrescam nossas memórias e, consequentemente, nossos sentimentos. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito, Ulisses, perceber a grandeza de fazer um alimento para quem um dia nos preparou outros tantos é para poucos. Obrigada pela visita e comentário, bjs

      Excluir
  39. Belos e sensíveis fragmentos! Saudades dolorosas que a gente carrega em nosso peito e nem o tempo consegue minimizá-la. Também, sinto muitas saudades dos meus pais.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucia, com o tempo a dor vai se tornando saudade boa, as lembranças ajudam neste processo. Bjs

      Excluir
  40. Bom dia Dalva querida,
    Aqui já comentei seu grandioso texto, recheado de saudade, lindas lembranças, a vida na roça é bem difícil, mas com a natureza mais próxima da gente, tem lá seus encantamentos.
    Passando para lhe desejar um domingo cheio de paz.[

    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença e releitura, querida Diná! concordo com vc! Bjs!

      Excluir
  41. Como você pode notar eu faço tudo para
    escrever como você, mas só ter ideia não
    basta por isso fica aquilo que você vê
    lá. (kkk)
    Um beijo e continue escrevendo porque
    lendo, quem sabe eu não aprenda a fazer
    o que você, tão bem faz.
    Um beijo e muito obrigado por dar brilho
    à minha, digo, a nossa página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha...Todas lembranças (ou observações) de uma vida geram textos bons porque geralmente envolvem sentimentos. Gosto muito de seus textos neste estilo, sempre torço para encontrá-los por aí. Bjs e obrigada pela presença aqui neste blog em câmera lenta.

      Excluir
    2. Ah, que fofo, meu amor.
      Te amo (com todo o respeito)

      Excluir
  42. Dalva, está tudo bem. Acabo ficando lá pelo Instagram, ondr posto artes da quarentena. Tenho vindo aqui quase sempre ler seus lindos textos, tão bem escritos e cheios de poesia. Como sempre leio à noite, na cama antes de dormir, acabo não entrando na janela de comentários.
    Doces lembranças do seu pai e já faz 10 anos! Perdi o meu faz 3 anos e sinto muita saudade.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tudo está bem, Helena, ainda não me animei com o Instagram, depois vou te procurar por lá para ver suas artes de quarentena.
      Obrigada pela leitura e comentário, abração!

      Excluir
  43. Vim de novo à procura das suas pinceladas.
    Haja alento... e,
    "Com a arte deste alento,
    vou tentando
    e esperando que te lances da janela
    e dês aos meus braços
    o que me roubas faz tempo."

    Continuação de boa semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jaime,seu poema é maravilhoso, uma inspiração para quem gosta de escrever. Bjs

      Excluir
  44. OI DALVA1
    NÃO HÁ NADA, NEM PALAVRAS, NEM GESTOS, NADA, SÓ A SAUDADE E QUANDO É DE UM PAI AMOROSO, DÓI SEMPRE E PARA SEMPRE.
    MUITO LINDO, NOS PASSASTE TUA DOR LINDA E SENTIDAMENTE.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Zilani! No começo é um tipo de dor que vamos lapidando e se torna algo mais belo e profundo. Bjs

      Excluir
  45. Oi Dalva, bt!
    A dor da perda de um pai é inexplicável, mas vc na sua sabedoria conseguiu passar o que nós que já perdemos os nossos sentimos exatamente.
    Parabéns!
    Obrigada pelo carinho e por não me abandonar e entender a minha ausência. Estou tentando voltar aos poucos e acho que vou conseguir kkk...
    Bjsss e um belo FDS é o que desejo p/vcs

    ResponderExcluir
  46. Querida Dalva
    Voltei da minha segunda e última fase de férias deste ano.
    Felizmente correu tudo muito bem, visitei sítios maravilhosos, e constatei, uma vez mais, aquilo que sabia de sobra – Portugal é um país LINDO!
    Mas… acabou-se o que era doce 😊. No próximo ano haverá mais, assim o espero, e talvez que em condições mais favoráveis.
    Regresso, pois, e confesso que com muito prazer, ao vosso convívio.

    Adorei o seu texto. É, simplesmente, maravilhoso.

    A saudade , especialmente dos entes queridos mais chegados, é eterna.
    Fica-nos a saudade e as boas recordações para a amenizarem.

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariazita, férias revigora o corpo e a alma, bjs

      Excluir
  47. Oi Dalva obrigada por seu carinho lá no Blog e pelas palavras carinhosas no meu aniversario.
    Boa semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
  48. Oi Dalva, fiquei umas duas semanas bem afastada do blog. Hoje retornei aqui para saber de você. Esteja bem.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem sim, Chris, apenas desanimada para escrever, bjs!

      Excluir
  49. Dalva, passei para lhe desejar um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  50. São "Fragmentos Aleatórios", Dalva, mas muito bem pensados e escritos. O coração foi o motor desse seu post, para além de você ser uma escritora nata, como muitos sabem.
    Gostei de ler as várias funções dos braços, das mãos, e por fim, o do 3º fragmento, que traz muita saudade e muitas lembranças.
    Gosto de fotos antigas, pois parece que tudo acontece de novo. Seu amado pai era decerto um homem bom e com fortes braços e mãos. O neto, que não sei se é seu filho, está lindo e tão chegadinho ao avó. Seu sobrinho e irmã, creio que é uma menina, estão com ar muito feliz.
    Enfim, recordar é viver!

    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,Céu, é meu filho na foto, infelizmente meu pai conviveu pouco com ele, não morávamos perto.Meu sobrinho Raphael, nasceu um ano depois que meu pai faleceu e a garotinha é meia irmã dele. Assim é a vida a continuar...
      Obrigada pelo gentil comentário! Bjs

      Excluir
  51. Gosto de passear por aqui onde
    deixo os sapatos no portão do
    jardim e entre uma bonita palavra
    e inteligentes comentários eu
    passo algum tempo de um dia ou
    de outro.
    Um beijo, boa noite e bom restinho
    de domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário mais poético, meu amigo, mereço, não, as palavras estão espalhadas na mente "igualim" andorinhas nas tardinhas quentes. Bjs

      Excluir
  52. É mais gostoso ler seus comentários
    do que saber que gostaram dos meus.
    Nem sempre você comenta usando tantas
    palavras, mas quando o faz você valoriza
    mais ainda aquilo que comentou.
    Adoro você, Dalva querida.

    ResponderExcluir
  53. Carinhoso abraço minha amiga e que a semana este leve e alegre na querida Sampa com temperaturas em constante mudança soube de velhos amigos.
    Dias felizes amiga.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho, tá bem assim, ontem mesmo uns 37, hoje menos quente, mas abafado e chuvoso!
      A natureza se movimenta aceleradamente por nossas ações, temo o tempo que já não teremos as estações definidas...
      Dias felizes pra ti também, amigo, bjs

      Excluir
  54. Olá querida Dalva, tudo bem?
    Estou visitando o blog dos amigos e passei aqui pra te desejar uma ótima semana! Vamos sobrevivendo no caos que essa pandemia causou e na esperança de dias melhores!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Alécio, vamos sobrevivendo, intercalando esperança com desânimo...Bjs

      Excluir
  55. Passo para deixar-te um abraço e votos de boa semana!
    Cuide-se, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro, já deixo meu desejo de bom final de semana, que está voando! Bjs

      Excluir
  56. Continuação de boa semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jaime, à você também! Logo estarei lendo com a devida atenção seu novo post, bjs

      Excluir
  57. Passando pra ler o comentário
    dos outros. Sou fuçador sim,
    mas fuçador honrado se você me
    permite dizer(risos).
    Um beijo, Dalva querida. Um bjo.

    ResponderExcluir
  58. Fique à vontade, Silvio! Dependendo do tema também volto para ler comentários. Se bem que não estou mais recebendo notificações por e-mail de alguns blogs, (incluindo o seu). Para minha memória que anda falha era uma boa ferramenta para ajudar nessa interação...Bjs

    ResponderExcluir
  59. Olá Dalva!
    Venho agradecer as visitas ao Pétalas de Sabedoria (com comentários que são verdadeiras pétalas) e desejar um feliz fim-de-semana, com muita saúde.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Teresa, estou na dívida de criar uma frase para o Pétalas, mas não esqueci, não! Bjs

      Excluir
  60. Um bom fim de semana querida Dalva, gostei de sua interação comigo lá na Chica,rsrs.
    Carinhoso abraço e tudo bom e lindo para você.
    Bjs no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando é legal, né, Toninho, ainda mais com os temas bacanas da Chica! Bjs

      Excluir
  61. Boa noite de muita paz, querida amiga Dalva!
    Venho agradecer todos comentarios deixados no meu.
    Um carinho bonito que faz bem demais ao 💙.
    Tenha um ótimo final de semana abençoado com feriadão!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  62. Boa noite querida Dalva,

    Passando para agradecer sua benfazeja visita e palavras alentadoras.
    Desejo que esteja tudo bem com vc.
    Que a sua semana seja leve e produtiva

    Bjs no coração querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Diná, estamos bem e sobrevivendo, temos que aproveitar momentos de calmaria!
      Fique bem, bjs!

      Excluir
  63. Menina, em tempos que blogs são tão esquecidos e pouco acessados, o seu com essa quantidade absurda de comentário!!!!!!!
    Você é uma querida e muito atenciosa, escreve super bem. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helena, querida!
      Metade dos comentários são respostas minhas então...E demoro muito a postar, mas os amigos aparecem carinhosamente. Obrigada pelo carinho, bjs!

      Excluir
  64. Muito obrigada, querida Dalva pelas suas gentis palavras no meu blog.
    Sim, nós, os Professores formamos cidadãos e ninguém seria isso ou aquilo caso não passasse por nossas mãos.
    Ensinar é dar e receber.

    Beijos e bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  65. Não desista por favor, precisamos de mais textos seus...
    Continuação de boa semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela compreensão e incentivo, Jaime, estou me esforçando. Bjs e ótima semana!

      Excluir
  66. obrigado, Dalva, pelas palavras gentis que tens deixado em meu blog, espero que tu estejas bem, apesar desses tempos ainda estranhos em que estamos vivendo. um beijo.

    ResponderExcluir
  67. Um bom fim de noite querida amiga.
    Bom domingo e feliz semana.
    Carinhoso abraço de paz.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia, minha muito querida 💕 amiga Dalva.
    Em cada um de nós, uma recordação brotou ao ler os seus fragmentos... hoje, fragilizada com a doença de um filho, hospitalizado há duas semanas após um tombo que o levou a uma cirurgia e à descoberta de uma infecção renal( ele só tem um rim, é diabético e hipertenso)... mergulho em seus fragmentos e, assim como o Toninhobira, precioso amigo, também mergulho em minhas lembranças agrupadas em gavetinhas e de onde retorno ao tempo em que só a alegria reinava em nossa vida. Meu pai, assim como o seu, também me levava em seus braços fortes, mar adentro apesar dos protestos desta menina muito medrosa que se debatia para retornar à segurança das areias da praia... era um sentimento irrefreavel este, um medo da água incompreensível que a segurança daquelas mãos tão fortes não conseguiam dominar. Hoje,depois de trinta anos que o mármore também o envolveu, esta lembrança aflora e vem forte a sensação misturada do medo com a vontade de entrar novamente naquelas águas amparada por aquele carinho e aquela proteção.
    Amei 😍 os seus fragmentos e a viagem que me proporcionaram. Gosto muito de você ❤️, minha querida e de tudo que escreve. Esta pandemia nos afasta dos nossos blogs mas nunca dos nossos sonhos. Foi bom vir aqui.
    Um beijo carinhoso pra você, minha querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leninha, querida, obrigada pelo depoimento tão sensível. A leitura sempre nos proporciona diferentes interpretações dos momentos, das coisas da vida.
      Desejo melhoras para seu filho, momentos de incertezas não são fáceis, fique bem na medida do possível. Eram bons os tempos em que partes tristes e difíceis da vida pareciam muito distante e quando aconteciam era mais restrito ao mundo dos adultos.
      Abração e muito obrigada pelo privilégio de sua leitura e amizade.

      Excluir
  69. Dalva,
    Eu adoro ler e ficar refletindo.
    Brigadin por nos presentear.
    Bjins de boa semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura e comentário carinhoso, Catiaho, bjs!

      Excluir
  70. Dalva, precisei fazer cara
    dura pra não chorar com o
    seu comentário. Muito obrigado,
    minha doce e querida amiga.
    Tirou daqui, oh!, as suas
    palavras.
    Um beijo, meu respeito e muito
    obrigado, de novo.

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde Dalva.
    Eu fiz um texto quando minha mãe morreu, a dor precisava da escrita.
    O coração fica machucado pela saudade e só resta as lembranças boas daqueles que amamos e partiram antes de nós. Bonita homenagem.
    Boa semana. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Emília, depois vou dar uma espiada por lá para encontrar o texto. Bjs

      Excluir
  72. Oi Dalva passando para agradecer seu carinho e atenção.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença mesmo sem novidades, Vi, bjs

      Excluir
  73. Querida Dalva.
    Ao tempo que não nos encontramos!
    Estive muito tempo afastada do Refúgio dos Poetas e a amiga não gosta do
    outro blogue... Está no seu direito.

    Que bela homenagem fez á memória de seu pai! Comovente, pelo amor e saudade.
    Gostei muito destes momentos que passámos juntas, você contando-me vivências
    do seu passado, eu em silêncio, aprendendo coisas sobre a vida no Brasil.
    O vídeo combinou muito bem com a sua mensagem.

    Grata por não me ter esquecido.
    Abraço grande com votos de boa saúde e dias agradáveis.
    ~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Majo, não conhecia seus outros blogues, já estou seguindo agora. O único tema que prefiro não interagir é sobre crenças, religiões, deuses...daí nem sigo qdo o blogue é temático, para evitar confusão.
      Obrigada pela visita, bjs!

      Excluir
  74. Continuação de boa semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jaime, bom final de semana pra você! Bjs

      Excluir
  75. Tão ternas recordações aqui descritas, Dalva.
    Amei o seu blog.
    Obrigada pela gentil visitinha.
    Seja, sempre, muito bem vinda.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Verena, seja bem-vinda sempre, também, bjs

      Excluir
  76. Querida amiga.
    Retribuindo cumprimentos do Refúgio dos Poetas.
    Tudo pelo melhor. Beijinhos
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir