Páginas

11 de nov. de 2018

Promessas, BookCrossing e livros

Quem nessa vida prometeu e nunca cumpriu?
Promessas deveriam ser pensadas antes de feitas, mas ninguém está livre de promessas vazias, as que nos fazem e as que prometemos.

Foi-se o tempo em que promessa era dívida, como dizia o ditado? 

Penso que promessas tem um certo peso, pelo sim pelo não, melhor nem fazê-las mesmo que feitas de coração, para não correr o risco de carregar essa dívida.

Há 9 anos na despedida de um curso que fiz, prometi para a professora de Comunicação que voltaria para visitá-la e que levaria os livros do filho como doação para o trabalho que ela fazia com crianças (entre outros).

Lembro até hoje dela falando que nós (alunos) prometíamos, mas quase nunca voltávamos. 

Eu disse: -Volto sim, pode esperar!


O tempo passou, nunca esqueci minha promessa, nem as aulas deliciosas da professora Nilu, pessoa de uma sensibilidade rara, de uma sabedoria imensa, daquelas que passaríamos horas e horas ouvindo, sem cansar, com toda atenção para não perder nenhum dos significados de toda aquela sabedoria.

Ano passado criei coragem e fui. 

Sim, coragem, pois tinha vergonha de não ter feito frutificar o curso que me proporcionaram, por motivos que não vêm ao caso. 
Fracassos pesam e com o passar do tempo temos que aliviar a bagagem. 

Não a encontrei, mas deixei os livros prometidos e um bilhete para ela. 

Talvez nem se lembrasse mais de mim, mas sai com a alma leve e eternamente grata por tudo que aprendi com ela naquela salinha tão simples, acolhedora onde as palavras eram a melhor e mais bonita ferramenta.

Foi ali que reavivei a vontade e necessidade de escrever.


Enquanto esperava o intervalo do horário de almoço 
fiquei sentada no banco em frente a salinha das aulas...
Foram dias felizes, de esperança e aprendizados...Saudade.



Espero que tenham chegada às mãos da Professora Nilu


Mudando de assunto (nem tanto), quem conhece o BookCrossingo Blogueiro?

Conheci através do blog Luz de Luma, Yes Party. Certa vez disse à Luma que registraria a libertação dos livros (mais uma promessa?), demorou um pouquinho mas aqui está o registro, não tão completo como gostaria, mas tá valendo.

Um (ou mais) livros"perdidos" em qualquer lugar com um bilhete explicando o BookCrossing é um ato de cidadania, pois para muitos, livros são artigos de luxo, então doar ou ganhar um livro é um grande prazer para todos envolvidos.
Deixe-os voarem!
Fazer o bem faz bem!


Mês passado comprei o livro novo de Khaled Hosseini - A Memória do Mar, bem curtinho, com ilustrações lindas, sensível ao extremo, foi inspirado no menino Alan Kurdi de 3 anos de idade, que emocionou o mundo com seu corpinho afogado na praia mostrando o drama de refugiados que desafiam a morte na esperança de um novo lar, correndo riscos inimagináveis para nós, no conforto de nosso teto, de corpo aquecido e alimentado.

Enquanto dormimos, alguns, atravessam todo tipo de "oceanos".
A humanidade se sensibiliza, mas logo se esquece, até o próximo barco, a próxima tragédia. 



Parte dos recursos angariados irão par a Agencia de Refugiados das Nações Unidas.

A memória do Mar

Quem conseguiu ler até aqui, muito obrigada pela atenção!






26 comentários:

  1. Ahhh! Como diz um amigo querido, de Portugal, sim senhora!!!
    Ouviu o nosso apelo e voltou (quanta pretensão a minha né? risos), que bom! E voltou arrasando, porque você escreve muito bem. Solta esses dedos no teclado, dona Dalva!!!
    Vou (sem promessas) praticar esse tal de BookCrossing, gostei muito da ideia. Vou divulgar também.
    As suas fotos são de extrema delicadeza, gosto muito.
    Ótima semana pra você e obrigada por ter voltado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, fico tão feliz com seu incentivo e elogios, tenho tanto a aprender e ás vezes desanimo, mas vendo tantas riquezas que você e outras blogueiras publicam, não posso desistir desse prazer.

      Não sei se a Luma ainda está promovendo o BookCrossing, o blog está há tempos sem publicações, mas nada nos impede de colocar a ideia em prática, tenho certeza de que ela ficaria feliz!
      O blog Luz de Luma, Yes Party é maravilhoso!

      Abraço imenso, do tamanho de minha gratidão, boa semana!

      Excluir
    2. Pois é, Dalva. Mesmo que ela não esteja mais promovendo eu posso deixar um livro "esquecido" num banco de praça ou em uma loja...gostei da ideia.
      Quanto ao que vc falou sobre não saber como seguir o blog de fotografias, é assim: Entrou no blog, no canto superior esquerdo tem aqueles famosos três tracinhos na horizontal...clica em cima. Vai abrir um espaço na mesma lateral, esquerda e lá vão estar os widgets (é assim que se escreve e fala mesmo???) dos seguidores do G+ e os do google que só tem 3 ou 4. Acabo de verificar. Se não conseguir vou mudar o tal widget para cima de tudo.
      Obrigada pelo elogia à página. Adoro criar blogues, se precisar de alguma coisa com relação a criação pode falar, é de graça.
      Bjs

      Excluir
  2. Uma postagem bem cultural e muito sensível, pois a leitura mexe com nossa sensibilidade.
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  3. Quem não deixou de cumprir uma promessa, seja pelo motivo que for? E para crianças essas nem devem ser feitas se não temos certeza de poder cumprir.

    Lindo carinho ao recordar a prof. Nilu, ainda mais nesses tempos em que professores são tão desrespeitados e há uma gtrande inversão de valores... O poste anda fazendo pipi no cachorro, creio...

    Que bom te ver novamente aqui no teu blog! Fico bem feliz! E nem tinhas prometido,rs...

    beijos, linda semana e que aconteçam coisas bem legais sempre! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, querida, obrigada pelo incentivo desde sempre! Você me inspira com sua criatividade e determinação.
      Vou fazer uma promessa para você, só não sei quando sai rsrs Quero fazer uma poesia para a Marina, lembra que falei que tinha visto um grafite que lembrou muito sua netinha? Então, voltei lá e fotografei, agora falta o fio da meada, ops, poesia! Bjs

      Excluir
  4. Querida Dalva a professora Nilu foi importante em sua vida e continua sendo em suas lembranças. Imagino como foi uma bela recordação sua volta la. Amei sua postagem muito significativa. Obrigada pela visita ao meu cantinho, volte sempre. Seguindo este seu maravilhoso blog. Abraços, feliz semana.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dalva querida


    Pra mim promessas continuam sendo divida...
    Acredito que a palavra dada é muito valiosa e por isso deve ser mantida.
    Adorei sua postagem.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença, Ani! Também penso como você, até um pedaço de bolo que prometo, fico com aquilo na cabeça, pode demorar mas sai rs

      Excluir
  6. Oi Dalva, também sinto essa vergonha se prometer algo e não conseguir cumprir, por isso evito fazer promessas, ou melhor me comprometer a alguma coisa.
    Não acumulo livros, leio e passo pra frente, não é por desapego, mas por preguiça de limpa-los..kkkkkk, estou na fase de buscar praticidade.
    Bom feriado, beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, se não vai dar para cumprir, pelo menos dar uma satisfação é gentileza e de certa forma nos redime.
      Por falar nisso, não esqueci das sementes de amor agarradinho, já cresceu bastante, está agarrando no varal, imagino que logo vá florir de novo.
      Bom feriado, abraço!

      Excluir
  7. Oi, Dalva. Boa tarde!
    Já troquei de lugar; coloquei os seguidores do google em primeiro lugar, é que só tem 4. Também tirei dois do G+ que estavam sobrando.
    Ótimo dia!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dalva, voltei pra dizer que tinha alguma coisa errada. Você já está me seguindo, inclusive. É uma das quatro.

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana esta história com a professora. Gosto de ler as tuas linhas e não pare, escreva quando for o teu melhor momento. Gosto de vir aqui, querida Dalva.
    O BookCrossing eu participei algumas vezes, acho uma atitude excelente.
    Um beijinho Dalva e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Gloria, obrigada pelos comentários carinhosos, fico muito feliz!!
      Ótimo domingo, abração!

      Excluir
  10. Olá, querida Dalva!

    Como vai você? Por aqui, tudo rolando, mas mto frio e chuva, como é natural no outono.

    Prometer é um verbo lindo, só k o ser humano, ou melhor, as atitudes do ser humano, o tornam um verbo adiado e portanto não cumprido.

    Creio k todo o mundo já prometeu e não cumpriu, mas a promessa tem graus, isso é, há promessas, que devem mesmo se realizar, outras, enfim, nem tanto, pois têm menos "importância", todavia, devemos cumprir todas.

    A de você foi uma promessa de afetos e essas não devem deixar de se cumprir. Sua professora a ensinou o melhor, que soube, lhe proporcionou bons momentos e lhe deu asas para prosseguir seus objetivos. Enfim, não prosseguiu, por outros motivos, alguns até alheios à sua vontade, mas ficou em si a sabedoria e a ternura desses tempos.

    Passados nove anos, cumpriu o k prometeu. Foi pena não ter abraçado e falado com sua amada professora, mas os acontecimentos parece k têm adivinhação -rs. O importante é k os livros chegaram até às mãos delas e vão servir para alguém.

    Conheço o blog referido e o BookCrossing, tb, mas em Portugal não fazemos desse jeito. Doamos livros a bibliotecas ou escolas e são essas entidades, que orientam a distribuição depois.

    Conheço o livro, que você comprou e lamento o k está acontecendo em alg. países. Naturalmente, as pessoas tendem a fugir da guerra, da fome e suas consequências e mtos já pereceram no oceano, mas há sempre a esperança, naturalmente.

    Grata por sua passagem no meu blog e por ouvir de novo "Tu és o meu destino" do famoso e talentoso Paul Anka. Que bom, ter amado fortemente, e de novo, ao escutar essa voz! Foi uma canção dos meus tempos de menina, mas minha mãe me ensinou a escutar boa música.

    As suas fotos são lindas, de tão simples, e o banquinho onde esteve sentada, enqto esperava lhe deve ter sabido a pouco. É bom recordar, ou seja, é viver duas vezes o mesmo facto.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, querida, emocionei-me com seu comentário...obrigada pela palavras, são cheias de compreensão e isso afaga a alma.
      O clima por aqui tbm está instável, calorão, tempestades, frente fria...O clima anda maluco em todo canto do mundo!
      Uma ótima semana, abração!

      Excluir
  11. Olá, Dalva, querida amiga,

    Que bom encontrar você neste 'outro' blog, quase me retirei achando que você ainda se encontrava afastada do seu espaço, rsrs. Eu também me sinto compromissada com as minhas promessas, que considero realmente como dívidas. E é fato que o cumprimento das nossas promessas produz alívio e até um sentimento de gratificação.
    Eu ainda não li o novo livro do Hosseini, mas acabarei por fazê-lo, por gostar do autor e pelo assunto, atual e sensível. A foto daquela criança morta, na praia, tocou-me profundamente.

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, pensei mesmo em me afastar, mas resolvi não postar apenas por compromisso, só no meu tempo. Não tenho outro blog ativo, tenho um que está desativado de onde exportei as primeiras postagens desse, tudo repetido. WordPress é muito complicado para mim rs.
      Só saí mesmo do Facebook, alívio!!
      O livro do Khaled H é quase uma prece, poesia...poucas páginas, nem são numeradas...Mas amei! Espero ansiosa que ele escreva um novo livro, amei os anteriores.
      Abração!

      Excluir
  12. Olha que assunto gostoso, eu sou do tipo que promete e não consegue cumprir, mas sempre entra em contato e fala que não foi....rsrs Ultimamente não tenho prometido tanto quanto prometia antigamente, prefiro me limitar a viver o momento....sem promessas e sem decepções...rsrs
    Participo do BookCrossing a alguns anos e antes fazia fotos e postava, participava mais ativamente do movimento enviando links e divulgando em todas as minhas redes, mas com o tempo minha vida real foi pedindo mais atenção e precisei me afastar, então mantenho minha participação apenas na vida real e publico somente quando o tempo permite.
    Adorei a dica do livro, já está anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Ade, o processo de amadurecimento é por aí mesmo, tudo vai tendo mais a nossa "cara", nosso jeito.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Dalva!
    Vim agradecer a sua visita, e o comentário sobre as fotos que fiz do mar de Ipanema.
    Tenha um ótimo domingo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  15. OI DALVA!
    EU FUI ATÉ O FINAL PORQUE, COMO JÁ TE DISSE TENS UMA FORMA DE ESCREVER MUITO AGRADÁVEL E QUE PRENDE A ATENÇÃO DA GENTE ENTÃO, PARA MIM NÃO TEM COMO.
    QUANTAS PROMESSAS JÁ FIZEMOS E NÃO CUMPRIMOS, MAS AMIGA, CUMPRISTE A TUA.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Hahaha. Agora entendi a confusão que fiz! Estava entrando num blog desativado. Então não sumiu!
    Sobre promessa, sou meio paranóica, não durmo direito enquanto não as cumpro. Bjs

    ResponderExcluir