Páginas

20 de jan. de 2019

Etiqueta para comer melancia

Calor  de verão derrete o corpo.
Busco a brisa da memória
Traz-me o sabor de melancia gelada 
Que comia em tenra idade

Saboreada em larga fatia
Sem boas maneiras 
Talvez rebeldia
Quase animal.
Sentada sobre o muro, sob o sol
O corpo a torrar.

Nas mordidas sedentas
A fresca e suculenta polpa  se desfaz.
Suco vermelho, gelado, escorre pelos lábios
Desce sem pudor pelo pescoço
Tinge a camisa branca alvejada...
Bronca vai levar!
Não importa 
O que vale é a sede saciar
O calor abrandar.

E as formiguinhas lá no chão 
Festejam a doce chuva vermelha de verão
Que cai do céu
Vinda das mãos 
de um suposto porcalhão.

saborear melancia

Que as melancias sejam doces por inteiro
Como são ao centro.



52 comentários:

  1. Boa tarde de verão, querida amiga Dalva!
    Hoje tivemos uma melancia docinha por aqui... que coincidência incrível!
    Dá gosto quando ela não está insossa.
    Um bom final de Domingo para você, querida.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏🌹🌺⚘🌷🌼🌸🌻💐

    ResponderExcluir
  2. Que delícia te ler e reviver as boas melancias, com suas "porquices", sujeiradas e respingos,rs...Bem assim...E concordo: que sejam doces como o centro, o coração delas são... ADOREI te ler! beijos praianos, tuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dalvita,

    Fui lendo o poema e o associando ao meu marido, que ama demais melancia, rsrs. Ele compra as maiores, fatia e guarda os pedaços, na geladeira, num tupperware grande. Isso tem a vantagem extra de saciar o apetite por doces.
    É isso, que você também saboreie sulentas e doces melancias neste verão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica, Marly, facilita e não tem como ter preguiça de fatiar, faz uma vez só e depois só saborear. É a única fruta que me engana a gula rsrs.
      Obrigada pela visita, abraço!

      Excluir
  4. Gostoso comer melancia é assim mesmo, se lambuzando. Boa semana, Dalva. Que tenhamos uma semana mais fresca. Será? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Helena, que saudade de uma temperatura mais amena, tomara tenhamos em breve! Bjs

      Excluir
  5. Oi Dalva!
    E agora, com esse calor, me bateu aquela vontade de comer melancia sem a menor preocupação com boas maneiras. Quero me lambuzar mesmo, me deliciar nesse frescor vermelho!
    Uma boa e fresca semana!
    Bjs
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. E vamos de melancia para refrescar porque o verão este ano está "ligado no super quente"!
    Boa semana por aí também,Sandra, bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dalva!

    Que poema mais saboroso, fresco e ingénuo!

    Você recuou à sua infância e fez um poemão. Vocês aí com tanto calor e nós aqui com tanto frio.

    Adorei suas palavras e seu jeito solto de escrever o k lhe vai na alma.

    A foto com a melancia tá um luxo.

    Grata por sua visita e gentil comentário.

    Beijos e bfds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário, Céu!
      Esperemos ansiosos pela primavera e outono!
      bjs

      Excluir
  8. Dalva,
    Me senti comendo uma fatia de melancia bem vermelha, deliciosa e gelada.
    Leveza de poema.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dalva, até hoje sou assim, como melancia sem modos, acho que assim ela fica mais suculenta, só não uso roupas brancas..kkkk
    Obrigada por seu carinho lá no Tacho, beijos,Vi

    ResponderExcluir
  10. Oi Dalva!
    Adoramos melancia, como sempre aqui em casa tem uma na geladeira, com o calor que estamos passando aqui, 38 graus, não é algo que aqui no Sul estejamos acostumados e ela, a melancia está sendo uma grande pedida.
    Teu texto me lembrou quando criança que , comíamos melancia assim, um pedação e na mordida mesmo, lambuzando tudo kkk delícia de tempo, sem compromisso com nada a não ser com ser feliz.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era assim mesmo, Zilani, em pedação...delícia!!
      Verão pede melancia! bjs

      Excluir
  11. Ao ler me vi toda lambuzada pelas fatias de doces melancias que já consumi e consumirei ...rsrs
    A melhor etiqueta para comer melancia é exatamente essa, devora e saciar a sede e o calor.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, menina!? Parece que hidrata até a alma...hummmm...preciso comprar outra antes que a safra acabe!

      Excluir
  12. Que beleza de poema! A melhor coisa é poder comer uma melancia sem etiquetas. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e cometário, volte sempre que puder!
      Abraço.

      Excluir
  13. Dalva que doces palavras! Gostaria de te pedir uma gentileza, se você permite, postarmos uma poesia sua no nosso blog literário. Você escolhe nos avisa e postamos lá, amamos poesias! Caso não seja possível não há problemas, ok! Paz e Bem! Nice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nice, eu que agradeço pela gentil lembrança, sinto-me lisonjeada!! Mais tarde vou dar uma espiada para relembrar e escolher alguma, te mando por e-mail!
      Abração!

      Excluir
  14. Poesia de sabor gostoso. Deu água na boca. Gosto de melancia. Linda a poesia. Bjs querida

    ResponderExcluir
  15. Li cada palavra com um sorriso no rosto e o sabor das lembranças de infância. As melhores melancias foram as da infância. Aaaah, obrigada por esse momento de sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário, Jaci, as frutas (talvez td) são melhores na infância! Bjs

      Excluir
  16. Li agora todos teus carinhos que adorei e agradeço! Vim ver se tinha novidades,rs...beijos,lindo fds e obrigadão por tudo!chica

    ResponderExcluir
  17. Oi Dalva, acabei de ler o posto e vou ali correbdo pegar uma fatia geladinha e.sucule ta dessa fruta. Fiquei com desejo.
    Uma ótima semana.
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, corre que tá acabando (acho, né rs) a época! bj

      Excluir
    2. Voltei e já não tinha mais nenhum pedacinho...rsrs!

      Excluir
  18. Olá querida Dalva, vim agradecer sua visita e o comentário que deixou e estou me deliciando com sua poesia e com água na boca para comer uma fatia da melancia que tanto gosto. Amei sua publicação. Parabéns! Seja sempre bem vinda ao meu cantinho. Abraços, feliz semana.

    ResponderExcluir
  19. Oi Dalva, obrigada por seu carinho lá no Tacho.
    Eu também não sabia usar o G+, é muita coisa, muitas redes sociais, que acabam devorando nosso tempo inutilmente, kkkkkk.
    Boa semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, quanto menos melhor para nossa saúde mental! bjs

      Excluir
  20. Oi, Dalva, obrigada por seu comentário sobre minhas panquecas. Não estou conseguindo responder por lá.
    Se você gosta de viagens, passe pelo meu blog. Acabei de publicar sobre Istambul.
    helofoto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nada mais compatível com o calor que uma doce talhada de melancia gelada... É a água do oásis para o beduíno sedento... ou o beijo merecido do desejo. Lindo poema, o seu! Parabéns! Abraço amigo! Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário tão poético, Laerte.
      Abç

      Excluir
  22. Senti saudades de você, por isso estou aqui. Está tudo bem com você e seu filho? Espero que sim.
    Um abraço carinhoso, e que tenha uma ótima continuação de semana e fim de semana também.
    Muita luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, obrigadão pelo carinho e presença mesmo sem postagem nova!
      Estamos bem apesar dos dias sombrios, meio desanimada, mas vamos em frente!
      Abração!

      Excluir
    2. É isso. Dias sombrios mesmo. A cada amanhecer é um apagão...
      Eu vou de Fluoxetina e Rivotril, não tem como ser diferente, pela minha dificuldade de lidar com emoções fortes.
      Obrigada pelas suas visitas e comentários lá nos blogs, sinto que são comentários sinceros, como de outras pessoas (nem todas) também.
      Abraços!

      Excluir
    3. Sandra, muitas vezes fico até meio indecisa em comentar, tento separar as coisas na minha mente para não transparecer muito amargor e dor...Assisti a séria The Handmaid's Tale há umas semanas e me afetou muito no emocional, mal consigo pensar, quem dirá escrever, sem contar as mazelas do governo...Você assistiu? É sensacional, mas imagino que seria mais difícil ainda p vc.
      Ainda não vi notícias do dia, medo de me conectar rs
      Obrigada pela presença, dividir essas coisas faz bem, abração!

      Excluir
  23. https://poemasdaminhalma.blogspot.co
    Alá Dalva!
    Gostei da bela "Etiqueta de Comer Melancia", abriu o meu apetite com deliciosa fatia. Amei o poema, já estou a ficar fã. Obrigada, voltarei. Se gostar de visitar-me agradeço.
    Beijinho
    Luisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa, já fiz uma visita e estou seguindo.

      Obrigada, abraço!

      Excluir
  24. Delicioso poema esse Dalva, bem humorado
    e repleto de imagens gostosas da infância
    livre.
    Eu amava comer melancia infelizmente por motivo
    de saúde já não posso mais. Mas acredite sempre fica aquela
    pontinha de vontade.
    Adorável seu espaço.
    Boa noite e bom domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ronilda, chato qdo certas restrições alimentares se fazem necessárias, eu não posso com alguns entre eles couve que além de adorar tem memória sentimental, mas não há nada a se fazer, fica na memória mesmo.
      Já estou te seguindo, abraço!

      Excluir
  25. OI DALVA!
    BOA NOITE AMIGA, PASSANDO HOJE SÓ PARA TE DAR UM "OI".
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá Dalva!
    Obrigada por ter vindo e pelo seu gentil comentário. Gostei do seu blog.
    Seja feliz e volte sempre.
    Beijinho de paz.
    Luisa

    ResponderExcluir
  27. OH Dalva sua poesia me fez voltar ao passado infantil, lá na roça sentada no chão partindo uma melância me lambuzando toda, que beleza é uma melância bm doce comida bem à vontade sem nenhuma etiquetaa . kkkk

    Bjs e boa semana querida.

    ResponderExcluir