Páginas

1 de jul. de 2019

O tempo das plantas, mortandade de abelhas e saúde de todos

Passei este semestre observando o pé de amor agarradinho na esperança de obter algumas sementes para uma amiga.

Apesar dessa planta estar por aqui há mais de vinte anos, não reparei no tempo dela. Sim, plantas tem seu tempo e certamente não é o tempo que nós desejamos.

Elas dizem silenciosamente: 

-Paciência, adormecemos e acordamos, no nosso tempo. As flores são minhas, não suas.

O começo da primeira florada este ano e um visitante nada esperado:

Vaga-lume em plena luz do dia?


As flores se tornam sementes, mas nem todas conseguem esta façanha, a maioria cai, só as mais resistentes do ramo não enfeitam o solo com seu rosado e tem a tarefa de possibilitar vida nova.

As sementes só estarão boas para germinar quando estiverem bem secas e mesmo quando plantadas nem todas germinam. A seleção é rigorosa.


Observe o tanto que cai de flores em relação ao tanto que fica.

Cachos e mais cachos formosos vão nascendo, se espalhando e subindo em qualquer lugar que alcançarem e puderem se "segurar".

Não sei o que é, mas achei bem interessante este tipo de casulo, me pareceu de aranha, mas nunca descobri.

Muitas abelhas frequentam a planta o dia inteiro e essa é a espécie mais comum:



Já tem um tempinho que tenho ouvido falar que as abelhas estão morrendo, mas só no último mês  percebi isso por aqui, elas quase não aparecem mais, aparecem mortas nos arredores, entram em casa meio doidas, desorientadas.

Dei uma rápida pesquisada e parece que é o uso excessivo de agrotóxicos que estão cada vez mais sendo liberados pelo ministério da agricultura, mais fabricantes deles os colocando no mercado.

Será que só faz mal para esses serzinhos tão importantes na natureza? 

As abelhas tem seu tempo, será que estamos interferindo no tempo delas e no nosso?

Triste como isso tem sido tratado e pouco se questiona.

 Link   de uma matéria sobre o assunto.

E para encerrar, uma foto linda de uma visitante que ficou vários minutos passeando pelos últimos galhos da última florada, já sem força.

Semana passada podei, o amor agarradinho, agora ele dorme. Espero acorde como tem feito estes anos todos, se esse for o tempo dele.


Se não prestamos atenção, não vemos essa perfeição.
A transparência é linda!


E de última hora um vídeo fresquinho no tema agrotóxicos.










47 comentários:

  1. Bem reflexivo o teu texto... Pena estão sumindo as abelhas ,isso é um mau sinal... Estamos perdendo tudo... E também tudo tem seu tempo e as plantas, diferente tempo do nosso... Linda visitante,se exibiu bem, aberta as asas pra foto! ADOREI! beijos, chica e obrigadão pelos carinhos todos! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Chica, estamos perdendo tudo que já nem era tanto...flora, fauna, paz...vida.
      E ela não ficou com medo de mim, fiquei um tempão observando antes de resolver buscar a máquina, tirei um monte de fotos pertinho e ela nem se importou.
      Obrigada pela presença!

      Excluir
  2. Os países que se auto-intitulam de "primeiro mundo" há tempos concluíram que a morte massiva das abelhas é causada pelo uso excessivo de venenos nas plantas (agrotóxicos). Ocorre que, como se não bastassem, as consequências nefastas dessa ação para as próprias abelhas e outros animais (lembrando que as abelhas são importantíssimas para a polinização das plantas, e consequentemente, para a segurança - digamos - alimentar da humanidade. Há também a questão - não menos importante - dos riscos que esses venenos representam para a saúde humana (há até quem assegure que eles são uma das causas significativas da atual explosão do número de casos de pessoas com cânceres diversos, pelo mundo).
    Em face disso tudo, é incrível vermos o nosso país introduzir mais e mais venenos em suas lavouras, em vez de menos. Só nos resta esperar que Deus tenha compaixão da gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, com esse "time" de fanfarrões neste desgoverno, não há divindade que nos possa dar uma luz. Não acreditam em Ciência, História...Não consideram estudos e dados e fazem vista grossa para as consequências. Bjs

      Excluir
  3. Oi, Dalva!
    Que bom estar aqui!
    Postagem mais que pertinente...precisamos parar e prestar atenção as informações que você está passando.
    Estou ouvindo o vídeo e a p a v o r a d a!!!
    Qual é a do Bolsonaro, Dalva? Me ajuda a entender. Será que ele é a besta do apocalipse??? Tô achando que se não é a besta, é o anjo das trevas que anuncia a chegada do Príncipe das Trevas, aquele que vem pra roubar, matar e destruir.
    Senhor Jesus, tenha misericórdia de nós!
    Obrigada pela postagem, Dalva!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, não sei que trem é esse sujeito, para mim o que mais define é a turminha pré adolescente que chega na quinta série cheia de ideias ocas se candidatando a ser representante dos alunos, oferecendo chocolate todo dia na merenda e coisas do tipo...Os puxa sacos baba ovos votam acreditando que serão amiguinhos do reizinho que se sente deus e depois se ferram (junto com todos) caladinhos com vergonha de terem escolhido alguém tão tosco. Enquanto não levarem porrada pessoal ficarão quietos, esse silêncio é apoio ao mais nefasto.
      Não tenho esperança, amiga. Bjs

      Excluir
  4. Muitíssimo relevante tua postagem, Dalva!
    Fiquei olhando a transparência nas asas da borboleta, fantástico.
    Vídeo muito bom, esperemos que o assunto seja bastante relevante para os responsáveis resolverem esse 'problemão' de saúde pública gravíssimo, aliás, há anos deveria ter sido proibido no Brasil. Mesmo que tenha sido em menor dose, nunca deixou de ser veneno. A diferença é que um mata de vagar e o outro mais depressa...E pobre os que manuseiam!
    Beijo, um ótimo fim de semana que está chegando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, sai governo, entra governo e na maioria das vezes o que prevalece é a ganância do topo da pirâmide e daqueles que dela se favorecem. As questões relevantes realmente para o bem geral são sempre arremedadas, colocadas embaixo do tapete, deixadas para depois...E assim tudo vai ficando cada vez mais difícil de controlar e resolver.
      A transparência é linda da borboleta é mesmo linda, que nossos governantes assim o sejam e que vendo o povo cobre, não se segue e cale, seja lá quais forem o vilão da vez.
      Um ótimo domingo e semana, Tais!

      Excluir
  5. Bom dia de sábado, querida amiga Dalva!
    Ha dias que ja o li. E o fiz por duas vezes em dias alternados.
    Hoje vim comentar.
    Em primeiro lugar, adoro a foto que ilustra e motiva seu post.
    Os contemplativos como voce tem o prazer de desfrutar dos presentes que a natureza nos brinda. E um privilegio saber enxergar tanta beleza.
    Quanto aos agrotoxicos, nunca se viu tanta incidencia de cancer... Quase que em toda familia ha um caso.
    Tenhaum excelente fim de semana!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roselia, obrigada pela presença e leitura!
      Você tem razão, as doenças da modernidade são terríveis e comprometem a economia de qualquer país, nossos governantes deveriam ter um pouco mais de bom senso, mas parece que não acreditam em dados e estudos.
      Um ótimo domingo e semana!

      Excluir
    2. Amiga, tem um mimo floral e um pensamento reservado a voce aqui:

      http://espiritual-amizade.blogspot.com/2019/07/o-balsamo-da-amizade-fiel.html

      Tenha um dia feliz!
      Bjm carinhoso e ftaterno de paz e bem

      Excluir
  6. Olá,
    É preciso sim, tempo e olhos para observar e ver as coisas acontecerem ao nosso redor.
    A natureza nos ensina sempre e uma das lições é essa, saber aguardar o tempo para novas sementes.
    Eu li outro dia uma matéria sobre a morte das abelhas, uma pena tudo isso.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário,Sonia!
      Um ótimo domingo!

      Excluir
  7. OI Dalva, linda a sua planta. Abrigo de muitos animais. E atualmente é muito importante ter esses abrigos para as abelhas.
    As plantas têm o tempo delas, sim. A natureza como um todo tem o seu tempo.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  8. Oi,Dalva!
    Vim agradecer a gentileza das visitas, amiga!
    Hoje foi um dia histórico: Bozo vaiado no maraca, marreco de maringá fugindo antes pra não descer ao gramado e Tite, o treinador da Seleção ignorando o palhaço presidente. tudo bizarro! Pra completar, o camisa 13, veja bem, 13, levantou a taça. Uau!!!
    Boa semana, Dalva!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, acompanhei de longe o que rolou estes dias, parece que o marreco tirou férias...E hoje tem a reforma da previdência na câmara...Nem faço questão que seja 13 na cabeça. mas que esses lunáticos tenham fim o mais breve possível antes que acabem com todos direitos adquiridos...Bom dia procêm bjs!

      Excluir
    2. Dalva, não tenho nenhuma esperança que essa reforma da previdência não passe, infelizmente!
      O dia de hoje foi especialmente triste pra mim com a morte de Paulo Henrique Amorim, tenho minhas dúvidas com relação à causa da morte dele. A Máfia não perdoa!
      Quando vejo meu querido Brasil desmoronando fico tristíssima...
      Abraços, amiga. Deus te guarde!

      Excluir
    3. Sandra, também fico triste demais...está desmoronando como uma daquelas barragens mineiras, devastando tudo e quase todos pelo caminho...O mal é produzido nos bastidores, tudo pode ser e acontecer. Bom final de semana, bjs

      Excluir
  9. Dalva, parabéns pelo post.
    Bonito, poético e elucidativo.
    A morte das abelhas mostra o ambiente envenenado em que vivemos. E, ainda, a irresponsabilidade daqueles que governam sem preocupações com a vida.
    Só torcendo para um milagre que resolva esses e outros problemas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloisa, nem sei mais se tenho esperança...Por mais que a verdade seja escancarada, eles refutam com mentiras e os ainda apoiadores engolem tudo sem usar a razão, sem analisar...e eles são muitos. Uma questão como essa dos agrotóxicos, por exemplo, seria motivação para se revoltar, mas...nem um pio deles, comem veneno, mas não questionam. Bj

      Excluir
  10. Olá Dalva ultimamente minha morada, uma parte e de frente para a prias 3 quadras, e por detrás do prédio tem muitas árvores e uma lagoa, tem tb plantação rasteira e muitas dão flores, e tenho mesmo encontrado abelhas mortas na sacada da janela, è uma pena que esteja acontecendo tal tragédia.Parabéns pela post de cunho social e significativa. Só mesmo Deus na causa.
    Bjs querida amiga.

    Votos de uma feliz e abençoada noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diná, obrigada pelo comentário e visita! Infelizmente muitas tragédias são invisíveis e lentas. bjs

      Excluir
  11. OI Dalva, querida! Não sabia que essa flor tinha esse nome, amor agarradinho. Sabe que também ando sentindo o sumiço das abelhas? Vero isso dos agrotóxicos, meninas? Aí em SP, em Itapecerica da Serra, você conhece a Cidade das Abelhas? Um bom programa para as crianças e adultos! Costumava levar minhas filhas para conhecer. Hoje fiz um post e lembrei de você, de quando você escrevia "canções da minha vida". Você é mais nova do que eu, mas com certeza já assistiu ao filme Love Story tempos depois, de 1970 A música é belíssima. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, já fui lá espiar o post e comentar, adorei! Lembrei da Cidade das Abelhas, faz tempo que não ouvia falar desse lugar, deve ser interessante...
      continue se cuidando, no frio é mesmo mais fácil e prazeroso ficar quietinha, bjs

      Excluir
  12. Ah, obrigada pelos comentários lá no post do hospital. Estou ótima. Embora tenha sido uma cirurgia simples, mas é necessário um pouco de repouso. Estou quietinha aqui, curtindo o bem-vindo frio em BH, vendo filmes e lendo. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dalva!

    É mto importante olhar a natureza e seus detalhes, mas o Homem só faz disparate.
    Que seu "amor agarradinho" vingue. Gosto de atitudes como a de você.
    ´
    Estou de pausa no blog, devido ao imenso trabalho na escola. Em agosto, as coisas abrandarão e então sim, férias, sossego, tranquilidade.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Céu, obrigada pela visita e comentário! Logo chega seu descanso merecido, bjs

      Excluir
  14. Olá querida Dalva, td bem?
    Como a natureza é maravilhosa, as plantas, árvores, flores, tudo criado para o bem da humanidade e o homem teima em destruir as suas riquezas naturais. Agora tbm estão conseguindo exterminar as abelhas que são polinizadores e de suma importância para o planeta. Não sei onde vamos parar com tanta destruição.
    Te desejo uma ótima semana!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alécio, tudo bem! O único tipo de vida inteligente a ponto de interferir é o mesmo que vai destruir a nossa própria existência, medo... Boa semana, bjs

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi Dalva, estou cuidando para as sementes vingarem, a mudinha esta lá, bonitinha mas não esta desenvolvendo muito, talvez porque seja inverno.
    Essas coisinhas brancas, são ácaros eles sugam a seiva da planta.
    Antes de entrar o inverno eu vi abelhas, teve anos que não vi e fiquei preocupada, é fato que os agrotóxicos são prejudicial para natureza, mas muitas abelhas já não são mais silvestres, mas fazem parte de algum apiário e estes costumam produzir plantas com floradas especificas para o mel, que é vendido pelos olhos da cara, kkkkkkk, eu sei dessas informações porque sofro com gripe e vivo tomando limão com mel.
    Boa semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, a minha também está no mesmo tamanho, parece que tá hibernando! A roseira deu um botão mesmo pequenininha, mas acho que um pássaro cortou, estava tão animada para ver de que cor seria a primeira...A mudinha que levei para minha tia morreu, e a sua, sobreviveu?
      Puxa, então é ácaro...da próxima vez que vir vou tirar.
      Os produtos digamos, mais limpos, são mesmo mais caros, no consumo do dia a dia para a maioria não dá para comprar orgânicos, pelo menos enquanto não forem incentivados.
      Vi, coloca um dedinho de cachaça nesta mistura que é tiro e queda! :D bj

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá Dalva,
    conheci este blogue passando pelas publicações da prof.ª Lourdes
    também me preocupa muito a diminuição do numero de abelhas e de borboletas :(
    voltarei ler os novos textos
    abraço
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, obrigada pela visita e comentário, logo mais irei retribuir. Abraço

      Excluir
  19. Boa noite!
    Hoje senti saudade de visitar os amigos e as amigas blogueiras. Ando um pouco afastada das visitas, a saúde não anda muito legal, mas com fé em Deus estou superando. Nada grave, só a tendinite que me prejudica teclar.

    Certo dia,
    Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha.
    Decidiu voltar todos os dias.
    Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro, colocou adubo...
    Um mês depois, lá onde tinha só pedras e uma flor, havia um jardim!..."

    Assim se cultiva uma amizade
    E como nem sempre a distância nos
    permite cultivar as amizades como gostaríamos, espero que esta mensagem possa ser um pouquinho de adubo, para que a nossa amizade nunca morra por falta de cultivo.
    Parabéns pelo post, sempre com bom gosto e criatividade.
    Tenha um fim de semana feliz e abençoado. Beijo no coração.


    ResponderExcluir
  20. Muito bonito, Lourdes, tudo nesta vida carece de zelo para florescer! bj

    ResponderExcluir
  21. Muito pertinente e reflexivo o seu texto e a sua preocupação. A natureza está definhando pelas mãos humanas e cada vez mais difícil a sobrevivência, pois é da mãe natureza que depende nossa existência. Ô homem sem juízo, meu Deus!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lucia, nossa existência depende dela, perfeita! bj

      Excluir
  22. Boa noite, Dalva!
    Não tenho respondido aos comentários ultimamente, mas sempre leio os que vc deixa nas minhas postagens, obrigada!
    Passei, hoje, especialmente para desejar a você uma ótima semana.
    Um abraço, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, saber que lê já me deixa muito feliz!! Ando enrolada/atrasada até com minhas leituras, nem sempre é possível!
      Bom final de semana, amiga, bjs!

      Excluir
  23. Dalva, gostei da postagem e da maneira que tu conduz o teu blog.
    O triste é entender que se as abelhas morrem diante da falta de critério do homem, o que dirá crer, que os mesmos homens terão bom senso no cuidado dos alimentos que levamos as mesas das nossas casas?
    Até a próxima, pois, passei a lhe seguir!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas, obrigada pela leitura, comentário e por seguir!
      O bom senso anda passando longe dos humanos...Bj

      Excluir
    2. Dalva, obrigado por visitar e seguir o DOUG BLOG...
      Vamos agindo e interagindo por aqui!
      Retribuo o teu beijo!!!

      Excluir
  24. Minha querida Dalva! Que bela postagem. Amiga você tocou num ponto importante, as nossas abelhas, tão importante para o ecossistema do planeta. Com tantos agrotóxicos elas estão morrendo, isso é muito triste e muito prejudicial pois todas tem importante papel na natureza. parabéns amei seu lindo post. Abraços.

    ResponderExcluir