Páginas

1 de ago. de 2019

Bolo de Fubá

Sempre tem aquela receita que você pediu tanto, nunca fez e acabou amarelando no papel com o passar dos anos.

Minha vó paterna fazia bolos de cabeça, batia à mão e ficavam deliciosos, dificilmente dava errado.

Amava especialmente os bolos de fubá, eram fofinhos e o cheiro dele no forno atiçava a vontade de tomar o café da tarde. 

Bolo simples na mesa, sem cobertura ou recheio,  café passado no coador de pano que caia em fio no bule, subindo a fumacinha e o aroma se espalhando...Ah, que saudade dessas coisas!

Esses dias filho comentou que comeu na festa junina da mãe da esposa do pai, um bolo de fubá muito gostoso, com uma casquinha bem fina de chocolate (casquinha mesmo, não calda).

Das receitas de bolo de fubá que tenho feito, a maioria apesar de gostosas não eram como  os feitos pela minha vó que usava fubá mimoso, aquele que precisa de bastante cozimento que ela usava para fazer aquelas polentas inesquecíveis de textura cremosa, finíssima.

Lembrei de uma receita que tenho há mais de 25 anos, dos tempos que trabalhava no Metrô, em datas comemorativas ou mesmo sem motivos, sempre rolava umas comidinhas na escala noturna que chamávamos de noitadas.

Uma colega de serviço levou um bolo de fubá que nunca esqueci, era fofinho como o de minha vó, muito saboroso.

Anotei os ingredientes, mas não o modo de fazer, então a receita abaixo, filho  fez do jeito que achei que seria o mais provável. 


MODO DE FAZER

Bata as claras em neve e reserve.
Bata bem as gemas com o açúcar (usei só 1 1/2 x) e o óleo.
Peneire juntos, farinha, fermento e fubá e alterne misturando  (sem batedeira) na massa com o leite.
Por último as claras em neve delicadamente.
Forma  untada com óleo e polvilhada com farinha (só no fundo).
Assadeira 32 x 22 x 5
Forno pré aquecido, médio.

Obs: Usei fubá mimoso mesmo.
         Usei xícara medida de 240 ml.
         Coloquei + ou - 1 col (café) de erva doce

É um bolo simples, nem precisa de cobertura, mas como filho estava com vontade...
Depois de frio cobrimos com cobertura fracionada meio amargo e chocolate ao leite derretidos (usei os dois tipos para não ter que dar o choque térmico) e completamos com granulado.

lembranças de infância
Bolo de fubá mimoso


Lembrou bastante o que minha vó fazia.
Comi com alegria lembrando a simplicidade daqueles dias e o quanto fui privilegiada por ter tido uma vó com mãos afetuosas que me banharam, alimentaram, ensinaram. Dádiva.

E obrigada, Elza Bijjot pela receita.



74 comentários:

  1. Bolo de fubá é mesmo muito bom.
    Gostei das recordações e da sua gratidão pelo amor recebido, em forma de cuidados, rsrs.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, a linguagem do amor nem sempre é verbal, ainda mais naqueles tempos, o tempo faz a gente compreender o valor dele. Bjs

      Excluir
  2. Dalva, que bom te ver e trazendo esse bolo e receita tão boa que tanto agrada e te traz tão boas recordações e lembranças doces da avó e seu bolo simples para ser degustado com um simples cafe passado. Coisa bem boa!!!Adorei ! Fiquei feliz em te ver ! bjs praianos, tuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, as comidinhas de mãe e vó são inesquecíveis mesmo, é muita lembrança envolvida, mesmo não sendo iguaizinhas, as receitas fazem o pensamento voar. Bjs

      Excluir
  3. Boa noite de paz, querida amiga Dalva!
    Meu bolo preferido e o de fuba.
    Nunca comi com cobertura assim.
    Gosto muito com erva doce.
    Cheirinho de bolo no forno e um deleite ao paladar.
    Com o jetinho que descreveu de cafe coado no coqdor de pano. Hum!
    Sem mais palavras, nao fosse ja tarde e iria providenciar matar minha vontade que fiquei.
    Tenha dias abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, faça qualquer hora, se é seu bolo preferido, vai gostar! Bjs

      Excluir
  4. Nossa, pela textura já vi que é delicioso, anotei!
    Coisa boa essas coisas da nossa juventude ou mesmo infância.
    Minha vó fazia como ninguém o doce de ovos, passaram-se 200 anos e nunca vi um igual.
    Beijo, Dalva, um ótimo fim de semana que está pintando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, doce de ovos deve ser mesmo muito bom, o alimento mais versátil que existe, amo!
      Tais, as vezes penso que jamais seria igual mesmo, mesmo que tivéssemos a receita e modo de fazer, os ingredientes se modificaram nos processos...Igualzinho, só nas lembranças mesmo. Bjs

      Excluir
  5. Eu aqui tentando dormir e uma fome danada! Dou de cara com esta postagem e ja estou sentindo o gostinho de fubá com erva doce...meu Deus, e agora? Como faço pra dormir de a fome aumentou...
    Amanha mesmo vou fazer essa receita, Dalva. Valeu!
    Um abraço, malvada rsrsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha...faça sim, Sandra, depois me conte se gostou! Mas use o fubá mimoso, heim! rs
      Não é uma comida dos deuses, o sabor emocional é mais forte.
      Como tá difícil falar de atualidades, a gente vai adoçando a vida da maneira que pode, nem que seja com uma receitinha. Bjs, amiga!

      Excluir
    2. É Dalva... temos que apelar para as amenidades senão piramos!
      Não fiz a receita hoje, rsrs! Mas vou fazer, e em cima vou colocar banana, como minha avó fazia e eu adorava.
      Um bom final de semana, amiga!

      Excluir
    3. Essa combinação de banana é deliciosa, só comi duas vezes, mas adorei!
      Uma hora você faz, Sandra,o meu bolo só demorou uns 25 anos ou mais hehehe bjs

      Excluir
  6. Esse bolo de fubá
    Que dona Elza fazia
    Deve ser uma iguaria;
    E o paladar nos dirá,

    Elza! Meu filho está
    A procura, noite e dia,
    De receita que havia
    Perdido e encontrada já,

    A tua recente receita,
    Que nos parece perfeita
    Para o lanchinho com chá.

    Quero ficar à espreita
    Para ver se ele se ajeita
    E faz o bolo pra nós, já!

    Brande abraço! Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que graça de comentário/poema, Laerte! Tomara que saia o bolo de fubá! bjs

      Excluir
  7. Dalva, a minha saudosa vó Lourdes fazia um bolo de fubá cremoso, que eu nunca mais comi igual.
    Esse teu bolo me parece muito apetitoso, pena que ainda não existe uma maneira de se saborear as coisas via Web, mas, um dia chegamos lá!!!
    Agora finalizo o meu comentário... Só na vontade de comer bolo de fubá!!! 😂😂😂
    "Beijos de erva-doce", que são bons de se coloca nas iguarias de fubá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doug, esse bolo de fubá cremoso é mesmo muito gostoso, comi dois inesquecíveis que nunca consegui reproduzir, não eram de massa pesada como ficaram todas minhas tentativas, mas mesmo assim eram bons.
      Erva-doce é como coentro, amam ou detestam, aprendi a gostar depois de adulta, combina demais mesmo com milho e derivados, até em licor! bjs

      Excluir
  8. OI Dalva, esse friozinho aqui e essa receita... Já estou sentindo o calor do forno aquecendo a casa e o cheirinho inundando o ambiente. Ai que vontade de fazer um bolo...
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, só de imaginar o calorzinho do forno aceso na cozinha já faz a gente ter vontade de bater um bolinho! bjs

      Excluir
  9. Oi Dalva, gosto muito de bolo de fuba das recitas antigas, minha mãe ensinou, tinha que escaldar o fuba no elite fervendo e já adicionava a margarina ou manteiga, deixava esfriar naturalmente depois adicionava os ovos, fermento, queijo ou coco se desejasse, açucar, farinha de trigo ia bem pouco, era 3 xícaras de fuba para uma de farinha de trigo, vou testar essa receita da sua amiga.
    Boa semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, quero tentar esse tipo escaldado, quem sabe não fica totalmente parecido com o da minha vó?
      Esse frio é uma tentação para fazer/comer esse tipo de comida. Obrigada pela dica, bjs

      Excluir
  10. Que coisa mais gostosa, Dalva!
    Receita anotada no papel, a gente não faz mais isso, né?
    Nunca fiz bolo de fubá assim, com chocolate... nunca nem pensei rsrsr mas já quero rsrsrsr
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, era gostoso anotar receitas, tive vários cadernos, restaram poucas, ainda quero fazer um para deixar para o filho, com aquelas coringas, como seu bolo de aniversário, uso muito!
      Até que fica uma combinação bacana, com chocolate, achei estranho qdo filho falou...Bjs

      Excluir
  11. Lindo BN poster. Cheio de carinho de saudades. A receita de bolo de fubá com certeza só pode dá um delicioso bolo. Bjs querida

    ResponderExcluir
  12. Sabores e odores, que nos ficam na mente. Hum, já "provei" e adorei, Dalva.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  13. O Design de seu blog está leve e lindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Céu! Achei que ficou melhor, mais largo e clean, agora falta mudar essa foto, mas não consigo definir como seria...bjs

      Excluir
    2. Também tenho tua opinião. Eu gosto de Designs de blogs claros e alvos.
      Qto à mudança de sua foto, essa é recente, julgo, mas pede para teu filho te ajudar nessa tarefa, que para ele é mega simples.
      Eu em Internet e blogs sou uma nulidade. Qdo tenho dúvidas, pergunto aos meus alunos, k têm 17/18 anos, em geral, e a "coisa" até k corre bem.

      Beijos.

      Excluir
    3. Oi céu, a foto de perfil já tem um ano, também está na hora de mudar, mas me refiro a foto lá de cima, acho que é banner ou template que chama, não consigo encontrar um imagem que defina essa salada que é o blog, uma hora sai. Bjs

      Excluir
  14. Querida Dalva!
    Boa noite... vim agradecer sua visita e desejar uma excelente semana a vocês.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra, estamos precisando mesmo de uma semana de calmaria, tô até com saudade do morcegão hehehe bjs

      Excluir
  15. Dalva, o bolo da sua avó tinha um ingrediente que nunca vamos conseguir encontrar. Chama-se afeto; assim como o seu certamente terá esse ingrediente para seu filho recordar. Ele sempre irá falar: "o bolo da minha mãe era tão delicioso, mas não consigo fazer igual. Receitas com memória! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena! Assim espero, o afeto é o melhor tempero para quem tem paladar sensível.
      bjs

      Excluir
  16. É um bolo que gostava de fazer, tenho uma receita guardada também :). Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, mãos na massa, então! Obrigada pela visita e comentário! bjs

      Excluir
  17. Obrigada pela visita e mensagem, Lourdes! bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga amada...
    Que delícias de lembranças né?
    Minha mãe sempre usou as receitas e as tem até hoje em papéis amarelados de tempo... sempre tínhamos cafés da tarde especiais no meio da semana, mas principalmente no jantar de sábado a alegria dela na cozinha era algo que me vem à memória seguidamente... alegria de fazer pizza caseira com massinha sovadinha, receio de salsichas e queijo colonial bem grossinho derretendo em cima...

    Saudades dessas vivências...
    Obrigada pela receita e pela reflexão.
    Beijo gigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que memórias mais ternas, adorei...e essa pizza caseirinha, fresca, então! hummm
      Seu relato me lembrou os sábados à tarde, também era especial, minha mãe trabalhava e no sábado só até meio dia, então à tardinha ela fazia sopa e comia assistindo Disneylândia, era quase um ritual. Bjs e obrigada!

      Excluir
    2. Dalva, querida. Que legal, né... lembranças especiais que o tempo não leva.
      Beijo grande, amada.

      Excluir
  19. Dalva querida
    Fiquei babando aqui!
    Que delícia de bolo e que bem que me faz ler seus posts!
    Também sinto falta destes omentos simples
    Adorei o post.
    Adoro suas visitas lá no blog :)
    Beijão
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia, querida! Também adoro visitar seu blog e fico feliz com sua presença por aqui quando puder. Bjs

      Excluir
  20. Olá Dalva, como vc está?
    Não tem nada melhor que receitas antigas sejam elas dos nossos avós, tias, da mãe, principalmente bolos com aquele sabor delicioso. Eu adoro bolo de fubá, é um dos meus preferidos, com cobertura de chocolate então me dá água na boca! Só de ver a foto no seu post fiquei com vontade de saborear uma fatia tomando um café da hora...rs!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alécio, td bem, sim! Dupla infalível, café e bolo de fubá, agrada a maioria!
      Obrigada pelo carinho da visita e comentário, bjs

      Excluir
  21. Esse é o bolo preferido do meu marido e filho, é um bolo fácil de fazer e sempre agrada a todos! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crika, a simplicidade pode ter um sabor especial, acho que por isso agrada a muitos.
      Obrigada pela visita, bjs
      Ah, estou seguindo, depois com mais tempo vou espiar melhor, mas já adianto que sua cachorrinha é uma fofa!

      Excluir
  22. Eu vim trazer-te o meu abraço
    E agradecer o carinho da sua visita
    com comentários lindos.
    Obrigado por sua
    preciosa amizade!!!
    Não existe nada mais lindo
    Do que o seu carinho com cheiro de Flor !
    Seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  23. Oi Dalva!
    Acho que o mais importante foram as recordações que o bolo de fubá te trouxe, principalmente da vovó.
    Com teu relato lembrei de algo tmbm. Minha sogra, já falecida, fazia um pão de fubá, maravilhoso, passado o tempo, qndo me dei conta que ela, pelo avançar da idade e problemas de saúde não mais o fazia, pedi a ela um certo dia a receita e nunca ssquecí da resposta que ela me deu: Eu fazia pão de milho?. Nunca mais perguntei, em respeito ao esquecimento dela mas,foi uma pena pois era muito bom.
    Abrçs amiga adorei como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece, né Zilani...como aconteceu com sua vó, ficou só na memória de quem comeu/viveu o afeto em forma de um pão de fubá, aliás aqueles redondos feitos em forno de barro são maravilhosos, qdo criança minha vizinha qdo ia para o Paraná, trazia...Nunca mais comi e jamais esqueci. bjs

      Excluir
  24. Boa tarde Dalva! tudo bem, minha querida? Saudades!!!

    Sua postagem me trouxe muitas saudades, principalmente da minha avó, que nos fazia quase toda tarde bolo de fubá, só que a cobertura era de doce de leite que ela mesmo fabricava. Essa semana mesmo, nós estávamos lembrando do bolo da nossa avó, e da nossa mãe. Esse meu irmão que cito na postagem o bolo de fubá é o preferido dele. Vou copiar essa receita e vou fazer aqui pra ver se fica fofinho que nem o seu. Eu sempre erro no bolo, risos... A erva doce sempre dá um gosto especial no bolo de fubá.
    Gostei muito da sua postagem, lembrança muito boa me veio a mente. Continuação de boa semana. Eu volto.
    Um beijo e um sorriso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei imaginando o bolo de fubá com esse doce de leite caseiro, deve ficar divino!
      Obrigada pela presença e comentário, Smareis, bjs

      Excluir
  25. Olá querida Dalva, eu quero te agradecer pelo seu comentário no blog, infelizmente vivemos tempos sombrios e de inversão total de valores. Não preservamos as florestas, não cuidamos mais das pessoas, não investimos em educação, não tiramos as pessoas da miséria, não avançamos em nada e pior, só vejo retrocesso, volta da censura, preconceito, homofobia, xenofobia e muita violência. Está difícil, mas precisamos nos unir por um futuro melhor, por um país mais justo e igualitário. Eu sempre vou lutar por essas causas, pela dignidade do povo, pelas conquistas e avanços sociais e contra todo o tipo de censura, preconceito e violência que houver.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alécio, cada dia uma "facada"...Que esse pesadelo acabe o mais breve possível para o bem de todos. Abração, procê também!

      Excluir
  26. Bom dia Dalva querida,concordo com suas palavras lá no blog, Deus sabe o melhor pra gente, o que inmporta é a saude, imagine vc que de 7 nodulos na mama, apenas um tinha a doença, ue livramento né amiga?? Só Deus mesmo!
    Agradecendo sua benfazeja visita e feliz pela mesma.

    Que seja leve e prazeroso seu dia com muita Paz.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diná, tem toda razão, temos que agradecer as bençãos todos os dias!
      Obrigada pela visita e comentário! bjs

      Excluir
  27. Já comentei esse ótimo post, mas passando para te deixar um beijo
    e votos de boa semana, querida Dalva!
    Obrigadão por você lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís, preciso sair desse marasmo em relação a escrever...Obrigada pela presença mesmo sem algo novo. bjs

      Excluir
  28. Dalva, como vai?]
    Espero que ótima!
    Passei pra agradecer suas visitas em meus blogs, é sempre uma alegria quando vejo que você esteve lá.
    Uma ótima semana a você e todos os seus.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, estou bem, na medida do possível,deveria estar gritando eu sei, mas as palavras não fluem...Sei que sabe bem como é isso.
      Abração e espero esteja tudo bem por aí também!

      Excluir
  29. Olá Dalva! Primeiramente agradeço pela visita ao meu blog.
    E quanto a receita do bolo, ela é simplesmente maravilhosa. Afinal quem não gosta de bolo de fubá?
    Obrigada pela receita e pela visita!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria de Lourdes, eu que agradeço, concordo com você, acho até que é o mais tradicional do Brasil, difícil quem não goste! bjs

      Excluir
  30. Oi, Dalva!

    Grata por tua presença e comentário tão assertivo em meu blog.

    Embora sem novidades por aqui e por enqto, eu estou salivando por bolo de fubá, que nunca comi.

    Beijos e continuação de boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, querida, obrigada pelo carinho da visita e comentário! bjs

      Excluir
  31. Respostas
    1. Oi Chris, to em falta, né...Obrigada pela visita mesmo assim! bjs

      Excluir
  32. Dalva,
    👀 continuo aqui de olho nesse teu bolo de fubá!!! 😂😂😂
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  33. Olá amiga!
    Vim agradecer sua visita e matar saudade do seu cantinho lindo.
    Amei a postagem,esta receita de bolo de fubá deve ser delicioso! Obrigada por compartilhar amiga!
    Tenha um final de tarde abençoado e um início de semana feliz, com muita saúde e paz.
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Uauuuu deu água na boca! Receitas das avós são sempre deliciosas, pois, são feitas com muito amor.
    Abraços afetuosos!

    ResponderExcluir
  35. Dalva, voltei pra agradecer tantos carinhos deixados lá que sempre bem fazem! E vim aqui...Vou esperar novo post..Virá logp,né? Todo mundo fica te aguardando! bjs, linda PRIMAVERA! chica

    ResponderExcluir
  36. Olá! Matando saudade do seu cantinho lindo e delicioso! Deu água na boca essa receita.

    A amizade se enriquece com sentimentos bons quando o coração descobre a grandeza fraternal da vida. Hoje domingo, dia de descanso, mas também de visitar amigas e amigos queridos.

    Que seu dia de hoje seja marcado por coisas felizes e que em seus lábios esteja o sorriso da felicidade! Um ótimo Domingo.
    Abraços

    ResponderExcluir