Páginas

14 de mar. de 2020

Caderno de Perguntas 5 (última)

By Chica

Por mais  democráticos que sejamos e tenhamos boas intensões, alguns comportamentos são desagradáveis e certamente eventualmente podemos desagradar alguém (não quero ser esse, me alertem se o fizer, please).

O bom senso deveria funcionar, mas nem sempre é assim.


Quais comportamentos (frequentes) você considera desagradáveis ou inconvenientes quando comentam em seu blog? 


comunicação
Quando se sabe o que esperar é mais fácil se comunicar.

Agradeço aos amigos que responderam na brincadeira, foi legal saber um cadinho mais de cada um!





73 comentários:

  1. Felizmente que não tenho nenhuma queixa de quem comenta no meu blogue. Todos os comentadores e comentadoras primam pela discrição e esmerada educação. Nada posso desejar mais

    Votos de um feliz fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom e que assim seja sempre, Ricardo. Bom final de semana p vc também

      Excluir
  2. Olá, querida Dalva, essa sua pergunta é excelente! E vou explicar:
    Caso eu venha a sentir que alguém vai no meu blog e deixa 2 ou 3 palavrinhas, isso significa que a pessoa 'não leu o texto', isso significa 'captação de visitas'. Se eu não faço isso, não quero para mim. E chegará o dia em que não vou mais nesse blog. Todos nós queremos leitores, amigos. Jamais número!

    Beijo, querida, um bom fim de semana.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dalva.
      Eu não descrimino os comentários que colocam de boa vontade no meu cantinho.
      Com mais palavras ou menos palavras depende de cada leitor.
      Nem todos somos poetas.
      Se como a querida Taís diz:
      - Se for para fazer número.
      Fica na consciência de cada leitor.
      O que não gosto mesmo nada é comentários racistas.
      De resto tenho mente aberta.
      Um beijinho.🌹
      Megy Maia

      Excluir
    2. Tais, essa é clássica realmente e considero deselegante, assim como começar a seguir, fazer um comentário, a gente retribuir e continuar a visitar e a pessoa simplesmente não aparecer mais...como prefiro a reciprocidade e acabo desistindo de comentar e visitar, afinal amigos que comentam sempre serão prioridade, penso eu. Bjs, bom domingo!

      Excluir
    3. Megy, nunca aconteceu aqui, mas se acontecer perco a linha! Bom fim de semana p vc também, bj!

      Excluir
    4. Que bom saber da tua posição, Dalva, eu tenho de ser sincera como pediu tua postagem, acontece essas coisas, e como a Chica também falou, comentários copiados e colados para todos? Existe, sim! Eu já recebi. Acho que uma pessoa que escreve, que pensa, que gosta da blogosfera, não pode fazer esse tipo de coisa.
      Beijo!

      Excluir
    5. Tais, eventualmente ou se é tipo um convite e a pessoa tiver muitos seguidores é até compreensível, mas sempre...Valeu pelo retorno, bjs!

      Excluir
    6. Dalva,
      li uma resposta tua aqui em seu blog, onde tu relata que o dono do post deve ser o protagonista e, que você deva de se policiar (não se estendendo tanto no comentário). Eu não concordo com isso. O texto é inventivo, de propriedade do blogueiro. Já os comentários, são a extensão do texto. Tuas palavras são sempre bem-vidas no DOUG BLOG.
      Vou citar minha querida Taís, pois, ela replicou aqui. Nós temos um bom colóquio, sempre franco e direto, nos comentários deixados em nossos “blogs”.
      Mas, enfim, esse é o meu ponto de vista.
      Beijos e Saúde para todos nós!!!

      Excluir
    7. Doug, fique a vontade para discordar ou concordar, sempre, já que vc o faz com educação, única regra que tenho aqui ao apreciar um comentário ou postagem. bjs

      Excluir
  3. Que bom questionamento, Dalva! Pra mim tem acontecido de estar sendo visitada por blogs que deixam apenas comentários copiados e colados, em outro idioma ,e propaganda de coisas que não tenho o menos interesse. Bloqueio, excluo, faço o diabo e lá estão novamente. E tenho visto em outros blogs amigos! AFFF...

    Afora isso, o que me incomodava ( graças acabou) os que entravam, nada liam e escreviam que estavam me seguindo e era pra eu fazer o mesmo... Não dá,né?

    No mais, ainda bem, tenho sempre meus amigos e amigas fiéis, de fé que estão sempre por lá! Adoro blogar e pretendo fazer isso se a saúde permitir, enquanto não ficar MAIS "lelé da cuca",rs...

    Gostei dessa tua série e pen já essa é a última! beijos, tuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, é um saco mesmo, parece que é de época, qdo começa não pára mais!
      É isso aí, enquanto estivermos com consciência estamos na área para cabecear no gol! Fazer o gol é o de menos, jogar por prazer é alegria!
      Bom fim de semana, bjss

      Excluir
  4. Olá, como tem passado.
    Estou a regressar aos blos, mas só em vieiracalado-poesia.blogspot.com

    Agora vou ser mais assíduo.

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  5. Amiga Dalva,
    Quais comportamentos podemos considerar desagradáveis ou inconvenientes quando comentam um blog? Isso vai da educação e do bom senso de cada um.
    Dia desses, abordei no DOUG BLOG um texto sobre os “hackers”, essa gente mal-humorada e porque não dizer, mal-intencionada, que se faz presente na WEB... E sempre perturbando os outros.
    Tem uma postagem do DOUG BLOG (que indico para ti) e que vai poder lhe responder, como eu penso ser o melhor modo de gerir um blog.

    https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/04/dicas-de-como-manter-o-seu-blog-bombando.html

    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doug, li esse post que indicou e acho que até comentei.
      A pergunta é mais direta, tipo:
      A Dalva vai ao seu blog e o usa para alfinetar um desafeto...Você se incomoda com isso?
      Ou: A Dalva coloca uma visão diferente de um tema e argumenta contrário ao que postou, incomoda?
      Ou: A Dalva dá sugestões sobre o seu blog, o incomoda?
      Esse tipo de comportamento amigo, que devemos nos policiar para não ser chato ou deselegantes com os amigos.
      Bom fim de semana pra ti também, amigo! Vi que tem postagem nova e amanhã cedinho vou lá espiar. bjs

      Excluir
    2. Ops, este do link acho que não li, o farei amanhã, bjs Doug

      Excluir
    3. Amiga Dalva,
      Você sempre é bem-vinda no DOUG BLOG!
      E como você lerá na postagem que lhe indiquei (e repito aqui o link)...

      https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/04/dicas-de-como-manter-o-seu-blog-bombando.html

      ... Que é dessa maneira que devam ser os comportamentos dos usuário, nisso que chamam de “Universo Virtual”.

      Beijos!!!

      Excluir
  6. Atualmente eu não tenho queixas dos comentaristas do meu blog. O último comentário que me deixou realmente irritada foi o feito por uma pessoa (provavelmente um dos agentes - digamos - periféricos da implantação das novas políticas) que foi lá tripudiar de um post em que eu defendia o feminismo. A pessoa acabava afirmando algo assim: "Você é uma simples blogueira, o que você sabe sobre o feminismo?". Fala sério? rsrs.

    Beijo, bom domingo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito atrevimento, Marly! Com relação a política até que é tranquilo mesmo.
      Boa semana, bj

      Excluir
  7. Bom dia, Dalva!
    Pra min, comentario desagradável são aqueles copiados e colados, aqueles, tipo, "puxa saco" e muitos outros que talvez eu também o faça... dependendo da situação...
    Sou suspeita pra falar sobre comentários porque me considero uma pessoa nada "elegante" rss! Mas eu tô melhorando muito, percebeu?
    Um beijo e bom domingo. 🌷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, tem comentários que incitam uma resposta mais ácida, é preciso controle para não prolongar e o melhor é se afastar ou ser o mais básico possível. Mas quem gosta de conflito tá sempre achando um jeito de cutucar, nem que seja no post de outro amigo.
      Boa semana, cuide-se por aí, bj

      Excluir
    2. Exatamente!
      Boa semana, Dalva.
      Cuide-se bem!

      Excluir
  8. Amo todos os comentários nos meus blogs e até agora nenhum me desagradou ou espinhou amigos meus. Também gosto de comentar, com poucas palavras, mas, amo comentar e faço questão de retribuir as visitas. Já aconteceu de visitar e comentar em alguns blogs e nunca ser retribuída, acho deselegante, mas, respeito.
    Beijos e feliz domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja sempre assim Lucia, só com harmonia se chega chega a paz. bj

      Excluir
  9. Bom dia de paz dominical e saúde, querida amiga Dalva!
    Comecei a blogar em 2008 (noutro hospedeiro) e não tive comentários até 9 meses decorridos. Assim que não o fiz por interesse algum, me acostumei a Blogar por prazer desde então.
    Costumo valorizar cada comentário, mesmo de quem não lê o post.
    Valorizo mais a pessoa em si que vem seja por qual motivo for.
    Gosto de todos comentários e aqueles de propaganda não publico, claro!
    Nestes anos, tanto fiz BC que nem a anfitriã veio sequer ler (que dirá comentar!) como fiz e faço inúmeros comentários porque gosto muito de ler e apreender mesmo que não tenha retorno algum, mas não me afeta absolutamente. Para quem gosta de ler, escrever e Blogar, nada faz desanimar.
    Valorizo todos comentários e tenho 5 blogs na ativa, sendo assim, se não há comentário num, há no outro.
    Sou muito contemplada com meus cometaristas e ninguém tem obrigação de vir, se vem é muito carinhoso da parte da pessoa, merece muita consideração e apreço e não fico vendo defeito senão fica chato demais.
    Quanto aos seus comentários, quando você vai lá em algun, é para valer, não vai de mentirinha.
    Parabéns! Você é aberta ao diálogo pelo que percebo.
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Deus proteja SP do vírus cruel!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, eu não procuro defeito, mas cobrança já acho muito chato, mesmo que a pessoa não fale na cara, vai nos comentários dos amigos e fala da desunião de quem não comenta, não participa de BC...Cada um tem seu gosto, suas preguiças, suas prioridades.
      Erros de ortografia e gramaticais também não me incomodam, eu mesma cometo e já não me cobro ser certinha, o que vale é passar a ideia e quem ler entender.
      Boa semana, bj

      Excluir
    2. Bom dia, querida.
      Eu sei que não... Fique tranquila, a vida é muito curta.
      Fique na paz!
      Se vou a um blog, como venho aqui é porque me afino com a blogueira, caso contrário não vou sem nenhum problema.
      Deus te abençoe!
      Bjm carinhoso e fraterno

      Excluir
  10. Tenho-a encontrado frequentemente, temos muitos amigos
    em comum...
    Desagradáveis para mim, são os comentários colados, os que
    ''acrescentam conteúdo'' ao tema, mas não apreciam o trabalho
    e há os que ignoram o post e falam do tempo ou outra coisa.
    Saudações blogueiras.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima semana. Tudo pelo melhor.
      ~~~

      Excluir
    2. Oi Majo, feliz com sua presença e comentário.
      Bem observado, a princípio o dono do post deve ser o protagonista, eu tenho que me policiar neste sentido e não me estender tanto, muitas vezes sem necessidade. Sua resposta foi útil demais.
      Logo passarei para conhecer seu blog, bj

      Excluir
  11. Está bem, vou participar dessa enquete.
    Uma das coisas, talvez a que mais me
    chateia é quando falam a verdade sobre
    as besteiras que escrevo e com muita
    coragem publico no blog. Acho que é
    isso mesmo. Detesto verdade. Gosto muito
    quando me chamam de bonito, charmoso e
    principalmente que sou irresistível, mesmo
    que eu fique semanas sem me olhar no espelho.
    (risos, muitos)
    Um beijo (estou de máscara nas fuças) e boa
    noite, minha querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio, vc é uma figura! A gente só não consegue fugir da nossa verdade, a não ser que perca o contato com a realidade. Cuide-se, amigo, bjs

      Excluir
    2. É o que estou fazendo, mas não estou feliz.
      Talvez se eu pudesse ajudar alguém nesse
      momento, quem sabe? Mas cadê coragem de botar
      o nariz pra fora de casa?
      Beijos.

      Excluir
    3. Fique em casa sim, amigo, pelo bem de todos. Sempre tem algo interessante para fazer em casa, é um bom momento para aproveitar o silêncio, curtir o nada, ler, escrever, fazer um faça você mesmo...Vivemos reclamando da agitação, hora de aquietar. bjs

      Excluir
  12. Boa tarde querida Dalva,
    Até hj nunca recebi comentários que desabonem meus escritos ou mesmo críticas pessoal. Não sou de faz comentários extensos, TB nós gosto dos colados, se eu não puder comentar na pág de cada um, deixo no meu blog uma justificativa. Nao incômodo com quem me segue e não aparece, esses blogueiros gostam de números, eu gosto de qualidade
    e amizade verdadeira. Aos que já me seguiram e desistiram, fazer o que?cada um tem suas escolhas.

    Acho que tenho um defeito tratar as pessoas de querido e querida??? Rsrs

    Parabéns por esse quadro maravilhoso.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diná, também não vejo sentido nessa perseguição por números, a não ser pelos blogues que visam lucro, mas estes quase nunca interagem e nem devemos esperar por isso, é compreensível.
      Não acho 'querida' um defeito, na maioria das vezes é um jeito carinhoso, de vez em quando uso tbm. bjs

      Excluir
  13. Oi Dalva, eu acho chato quando comentam e a gente percebe que não leram. Que passaram ali só para gerar comentários para seu próprio blog.
    Comentários agressivos eu recebi muito poucos até hoje, Graças a Deus. Um ou outro que a gente percebe que é gente que não tem o que fazer e que fica nas redes só detonando. Esses, realmente eu ignoro e nem me incomodo.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, tbm não tenho comentários agressivos diretamente e que continuemos sem eles. bjs

      Excluir
  14. O mais desagradável é perceber que o comentário é feito sem lerem o que publiquei.
    E isso acontece nalguns casos.
    Dalva, um bom fim de semana, em segurança.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, Jaime, obrigada por responder!
      Bom final de semana, que estejamos todos em segurança. bjs

      Excluir

  15. Ola, Dalva!

    Respondendo uma das suas perguntas, minha amiga, não me lembro de ter recebido comentários inconvenientes em minhas postagens.

    Você tem razão, Dalva, quando diz: “Quando se sabe o que esperar é mais fácil se comunicar”.

    Um excelente final de semana, Dalva.

    Beijo.
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, por isso queria saber a opinião dos amigos para saber como comentar sem ser desagradável.
      Obrigada pela resposta, bj

      Excluir
  16. Oi, Dalva!

    Grata por sua presença e comentário no meu blogue.

    Bom, falar de comentários nos blogs, não é tarefa fácil para mim, pke eu sou exigente. Gosto de comentários de tamanho médio, detesto o "mto lindo ou o soberbo" (há quem deteste minhas abreviaturas, mas fui operada às 2 mãos e não tenho outras-rs), sinal de k não leram o que escrevi, acho eu, não gosto de comentários colados, nem de erros ortográficos, mas encontro muitos, infelizmente, mas há quem não ligue, como você. Enfim, qdo os menciono minhas intenções são as melhores, mas, raramente compreendidas.

    Beijos e bom final de semana, dentro dos possíveis. Há gente por aí ainda nas praias. Enfim, incluindo o Presidente do teu país, que ainda não percebeu que a Pandemia tb já chegou aí.

    ResponderExcluir
  17. Céu, é legal saber, assim evita algum desconforto, tem coisas que a gente releva, outras não dá mesmo e pronto, sinceridade é para ser usada, sempre, prefiro mil vezes do que 'fica a dica' como falam por aqui.
    Nem me fale desse Bozo e companhia...Por mais que ele demonstre todo preparo os eleitores deles acham que é um mito, não tem senso crítico, parecem mãe de filhos que passam a mão na cabeça da criança desvirtuada, achando ele um santo quando é o capeta, mesmo que esteja na cadeia por ter matado, roubado... Como ter esperanças? Bj, cuide-se.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Dalva!

    Eu não gosto muito de comentários que cobram uma visita ao espaço de quem está comentando. Acho que a visita tem que ser livre e no nosso tempo.

    Mas um comentário que realmente me incomodou foi desses falando de política, acabei até optando por colocar moderação nos comentários.

    Gostei de passar por aqui e ler alguns dos comentários.

    Bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, penso como você. Apesar de gostar de política, diretamente prefiro não fazer post sobre, já comentários uma vez ou outra se faz necessário, mas com cuidado para não acabar virando discussão. bjs

      Excluir
  19. Ninguém é obrigado a comentar e, por tal razão, a sinceridade não pressupõe ser-se desagradável.
    Visitei-a porque supus que tinha participado na proposta da Lourdes Duarte.
    Abraço,
    Juvenal Nunes

    Se quiser poderá aceder a

    Prece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juvenal, obrigada pela visita e comentário. Não participo da BC da querida Lourdes, mas sempre que possível passo lá para ler e comentar. Retribuirei a visita, abraço.

      Excluir
  20. Oi Dalva estava meio atribulado com as várias BCs que participo além de minhas múltiplas funções em Salvador e não pude acompanhar seu blog, mas espero hoje me atualizar. em tempo sou todo gratidão pelas suas visitas.Gosto destes feedback em blog, inclusive já comandei uma BC neste sentido. A questão comentário é sempre questionada. Comentar deve ser uma coisa prazerosa, primeiro é preciso mesmo ler o postado com atenção e assim fazer um comentário coerente.Cobrar visita não é bonito, mas visitar é lindo. Comentário mecânico deve ser evitado.
    Com todos os cuidados vamos com fé Dalva.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Toninho e obrigada por responder! Amigo, sou tão lenta nas publicações que acho que não perdeu nenhuma, preciso melhorar. Abraço.

      Excluir
  21. Dalva, querida. O que realmente não gosto é aquela cobrança para visitar tal blog e comentar. Parei de seguir uma pessoa por isso. Ela me seguia, mas eu não tinha interesse nos assuntos que ela abordava no blog. Não tinha nada a ver comigo. Um dia deixou um comentário perguntando porque eu não comentava seus posts, ia deixar de me seguir. Uai, deixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena... Uai, deixa :D Muitos relacionam amizade ou coleguismo que seja, com obrigação de gostar de tudo que o amigo/a faz, quer sugestionar intensidade...Parece comportamento de 5ª série, respeito, mas sou adulta. bjs

      Excluir
  22. olá, como é legal esse espaço. Não tenho problemas nos comentários graças a Deus, mas como uso moderação eventualmente excluo algum normalmente anônimo. Claro que prefiro comentários de quem vejo que realmente leu a postagem, mas às vezes a pessoa vem dar um alô e tudo bem.
    Estou conhecendo outros blogs e percorrendo os que já sigo porque fiz uma blogagem coletiva para nos unirmos nesse grave momento da humanidade seja com orações, poesias, vibrações. Aguardo tua participação lá, bjs


    https://espiritizareamar.blogspot.com/2020/03/blogagem-coletiva-ave-maria-todos-os.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeanne, obrigada pela visita e responder. Logo retribuirei a visita, bj

      Excluir
  23. Desculpa, mas te vi passar na janela
    e não tive como não correr atrás de ti.
    Um beijo e muito obrigado por ter rido
    das minhas besteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querido, assim vivemos entre risos e lágrimas, bjs

      Excluir
  24. Oi Dalva tem pessoas que não leem a postagem, isso parece desprezo, como se a pessoa se julgasse superior e quem escreve inferior, respondem qualquer coisa, ou divulgam seu blog.
    Boa semana, beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, usar comentário p propaganda é chato e não dá para devolver na mesma moeda porque jamais teria coragem de fazer isso a não ser algo muito pontual relacionado ao tema, sempre...jamais. bjs

      Excluir
  25. Dalva, começo por um forte aplauso pela pertinente pergunta!
    Por sorte não recebo comentários desagradáveis no meu blogue. Mas claro, gente há que nada lê do que eu publico e se limita ao desinteressante «gostei», «lindo»...
    Eu confesso, tenho alguma dificuldade em gerir o blogue no que se refere a comentários. Gostava de comentar mais vezes nos blogues que sigo, mas não sei coordenar publicações com visitas a blogues. Só espero que quem me segue aceite as minhas ausências. Uma coisa é certa, eu quando volto leio tudo. Aliás leio sempre tudo, até comentários. Talvez isso ocupe grande parte do tempo que dedico ao convívio bloguista.
    (Vou espreitar o post do amigo Douglas (indicado por ele acima) e com ele aprender a gerir melhor tudo isto.)
    Desculpe o desabafo, amiga Dalva.
    Beijo, obrigada pelos comentários deixados no meu Rol, muita saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por responder Teresa, comentar na mesma frequência nem sempre é possível, cada vida tem seus ritmos e de vez em qdo ainda apronta umas surpresas. Nada é certo e quando dá a gente comenta e também sente falta de alguém que está sumido e pode estar em um momento difícil ou com dificuldades, então cobrar não é legal. Adorei a resposta, bjs

      Excluir
  26. Oi Dalva, bom dia!
    Eu me sinto muito privilegiada em relação a isso, pois como você sabe, volta e meia eu me desculpo por não responder aos comentários deixados no meu blog e no face, alguns motivos eu exponho, outros não vejo necessidade por serem mais simples ou mais complicados e particulares, mas mesmo assim eu só recebo comentários carinhosos. "Por falar nisso", aproveito p/deixar aqui meu agradecimento pela tua amizade e carinho.
    Que Deus abençoe o mundo com muita saúde e paz e que continuemos nessa corrente é o que desejo!

    Quanto ao sanduíche, eu já fiz com pão caseiro e deu super certo, acho que depende da receita usada, mas também acho que em 99% dá certo...
    Bjssssssss amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinha, sem dúvida, que continuemos na amizade compreensível!
      Amanhã farei de novo o pão e vou testar com um patê. bjs

      Excluir
  27. Passei para ver as novidades.
    Dalva, aproveito para lhe desejar a continuação de uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  28. Também passei para ver se tinha novidades..., desejo um bom final de semana.
    Cuide-se bem.

    ResponderExcluir
  29. Obrigada, Sandra! O troço lá tem me tirado do sério e ando meio amarga :D bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi,Dalva! Como estão aó! espero tudo bem! Adorei teus carinhos e comentários. Vim agradecer! TE CUIDA! bjs, EM CASA! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos bem, Chica! cuidem-se aí também! bjs e boa semana!

      Excluir
  31. Olá, meu blog não é famoso rsrs, então nunca tive problemas com os comentários, mesmo nos antigamentes em que os blogs fervilhavam!
    Fique bem.
    blogjoturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jô, obrigada pela presença e comentário! Não cheguei a participar destes tempos que os blogues bombavam, acho que não daria conta rs Cuide-se também, bjs

      Excluir
  32. Oi querida
    Eu não tive problemas com comentários ofensivos ou mal educados.
    Ultimamente os comentários diminuíram muito, mas o que me incomoda são comentários em outros idiomas. Esta semana recebi vários assim, em árabe...bloqueio tudo
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir