Páginas

26 de jul. de 2020

A alegre senhora de vermelho - Conto



Era feliz, talvez porque nunca dera ouvidos aos ditadores de etiqueta e comportamentos. Correto para ela era ter caráter, não prejudicar ninguém, pagar suas contas, respeitar o próximo e a si mesma, ser dona de seus desejos e realizações que não diziam respeito a curiosos da vida alheia.

Aos sete, quinze, trinta...sessenta, setenta, oitenta, noventa...O que são os anos e representam na vida de uma mulher? Quantas mulheres viveram dentro de uma vida inteira?
Uma soma de todas, no mínimo.

Sempre foi jovial, gostava de falar, fazer amizades, não perdia oportunidade de conhecer pessoas, puxava conversa com estranhos, ia aos bailes dançar, namorava muito, bebia suficiente para se alegrar, usava as roupas que ela mesma fazia inspirada nos figurinos das atrizes dos filmes que assistia nos velhos cinemas de rua. 
Apaixonava-se, pelos homens e pela vida.

Um sorriso se abria em seu rosto ao ver-se no espelho em seu vestido preferido: vermelho, rodado, com mangas bufantes presas em delicadas pregas, chapéu vintage na mesma cor enfeitado com laço e uma pequena flor de plástico que tirava dos arranjos comprados para colocar nos vasos, enfeitar a casa. Lugar de flores vivas era no pequeno jardim que cuidava com dedicação.
Não menos importante eram os sapatos modelo boneca com saltos baixos e confortáveis, sentia-se elegante e jovial desde sempre, mesmo agora quando os cabelos se tingiram totalmente em prateado lunar.

Tinha estilo próprio, de gente feliz consigo, percebia que as pessoas olhavam para ela, uns achando graça, outros  a chamavam de brega, alguns poucos percebiam e admiravam sua ousadia em se permitir ser o que ELA queria ser. A vida inteira foi assim.

Plena e leve a definia. Uma velha menina, jamais saia sem passar batom rosado nos lábios agora plissados pelo tempo e água de colônia atrás das orelhas. Nunca se sabe quando o amor pode passar ao lado e sentir seu perfume, embora soubesse que boa parte dos homens de sua idade ignoravam suas próprias marcas de velhice e queriam apenas  as memórias dos corpos jovens, delas e deles.
E não os julgava por isso, também sonhava mesmo era com os corpos cheios de vigor, mas como ninguém vive exclusivamente de fantasia aproveitou bastante os idosos que com ela se deitaram sem se importar com as marcas físicas do tempo.

Quando andava pelo comércio do bairro periférico se recusava a pegar a fila para idosos, não por não se enxergar idosa ou não ser sabedora de seus "direitos", era por ter a consciência de que a outra fila tinha mais atendentes apesar da fila maior. Algumas aplicações de leis são para iludir, sabiamente dizia. 
Seu raciocínio não era fraco, aprendera com a vida as contas práticas de matemática mais do que nas carteiras escolares (que pouco frequentou), para não ser trapaceada pelos sem caráter que vez ou outra apareceram em seu caminho. Era simples, não boba.

A vida diz que o viver passa rápido, sabia disso, aproveitava cada momento com intensidade. 
Não casou, dedicou-se aos sobrinhos, depois aos sobrinhos netos, principalmente na primeira infância onde as crianças são livres de preconceitos e toda experiência e afeto são bem-vindos.
Quando se tornavam adolescentes seguiam novas buscas, a tia/avó espalhafatosa da Rua da Vila não acompanhava o novo tempo que viviam.
E ela compreendia, prezava pelo direito de escolhas de cada ser, transformava seu amor também, em outra fórmula do mesmo amor.

Comprou um pequeno terreno nos tempos que havia muitas industrias e trabalho, finalmente saiu do aluguel quando se aposentou. Construiu a pequena casa, simples, colorida com objetos especiais da vida enfeitando e trazendo memórias de vida e pessoas.

Agora já não tinha disposição de ir aos bailes de terceira idade que tanto frequentou até pouco tempo. Fazia passeios curtos com o grupo da comunidade, seu tempo era dedicado mais aos dois cachorros e um gato que eram seus companheiros e fonte de afeto. 
Todos os dias dedicava um tempo a costurar retalhos doados que se transformavam em quentinhas colchas de retalhos para doação aos carentes de um calorzinho e atenção quando eram entregues. Era grata à vida, poderia ser ela naquela situação, quem sabe dos caminhos que a vida pode nos levar?

Em uma manhã vestiu o vestido vermelho preferido, colocou o chapéu, passou batom, olhou-se no espelho feliz e saiu de casa para pagar as contas,  conversar com os conhecidos mais antigos do bairro. Gostava da energia de vida que sentia nos jovens, das novas visões do mundo, mas estes nos últimos tempos viviam mais nas extensões do mundo virtual , do qual ela só dominava o básico.

Na loja de aviamentos comprou tecido branco de bolinhas vermelhas, começava a se falar em uma doença trazida por um novo vírus, as pessoas deveriam usar máscaras para sair de casa. Como já passava dos  oitenta apesar de estar com a saúde razoável, melhor seria não arriscar. 

Ainda estava quente quando voltou para casa naquela  tarde de começo de outono, lavou os lençóis floridos e o tecido para as máscaras.
Sentou-se no banco do jardim, os cães e o gato sempre ao lado observando, brincando ou tirando uma soneca aos pés da senhora.
Descansou observando o zum zum zum das abelhas nas flores, os lençóis balançando no varal, o tecido branco de bolinhas vermelhas dançando ao vento lhe trouxe recordações...

Naquele mesmo dia sentou-se à velha máquina de costura que era única herança da avó, as mãos ainda habilidosas fez algumas máscaras de vários modelos para combinar com seu vestido vermelho preferido, agora sim se sentia preparada, sem medo para sair às ruas de seu amado bairro  onde vivia desde que nascera.
O dia fora intenso, o descanso merecido.

Deitou-se nos lençóis cheirosos que havia lavado à tarde, lembrou do baile em que dançara com o rapaz mais bonito do baile, de sorriso encantador, olhar sedutor e braços fortes que a faziam girar pelo salão com sua esvoaçante e perfumada echarpe branca de bolinhas vermelhas...Eram tão jovens e famintos de vida.
Adormeceu com essas gostosas memórias e a certeza de que viver era uma aventura gratificante e ainda queria muito dela.











Dalva Rodrigues
26/07/2020





106 comentários:

  1. Amiga Dalva,
    Li de uma vez, sem perder o fôlego.
    Gostei muito desta tua narrativa!
    “...Algumas aplicações de leis são para iludir, sabiamente dizia...” (perfeito isso). Aqui uma frase Pinçada, de quem sabe observar e passar para os escritos, aquilo que a sociedade revela-nos dia-a-dia.
    Para finalizar, o auxílio Luxuoso de: “Lady In Red de Chris de Burgh - A Dama de Vermelho”.
    Um abraço e bom começo de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura e comentário, Doug! Ainda bem que não perdeu o fôlego, sinal de que leu até o fim :D Bjs

      Excluir
  2. Dalva, me permita um comentário nada coerente com uma "senhora" aos 65 anos. Essa postagem é phodástica... o texto é perfeito, a música e a FOTO complementaram de forma apaixonada e trágica esse seu conto.
    Um abraço de saudades, amiga!
    Não se descuide.😷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, é totalmente coerente com a nossa geração rock and roll, hippie, geração de mudanças sociais...Se bem que tem um povo desse tempo que me dá vergonha de mente tão tapada que é "conservadora" no que tem de pior.
      Que bom que gostou, era exatamente o que queria passar!
      Cuide-se também, saudade das suas letras se movendo, tá fácil escrever não, eu sei, tempos medonhos. bjs

      Excluir
  3. Um conto com arte Dalva.
    Admiro esta criatividade do entreter e fazer criar as imagens.
    E são tantas que passam e levam suas vidas sem choro nem velas.
    A vida como é preciso ser independente.
    Musica maravilhosa e imagem que faz o cuidar ou lamentar-se.
    Meu carinhoso abraço Dalva e feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amigo Toninho, pela leitura e comentário! Bjs

      Excluir
  4. Que delícia ´de conto, inteligente que nos prende da primeira à ultima palavra.Que senhora cheia de garra, de sabedoria de vida e que não se deixa trapacear pelas coisas impostas ou sugeridas..Tem sua própria opinião. è dona do seu nariz. Não dá bola pros comentários dos outros, do que pensam ou deixam de sobre ela pensar. Adorei essa senhora charmosa que tu nos apresentaste nesse conto, mesclando ficção e realidade desse tempo que viemos... LINDO!ADOREI! Parabéns! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, também gostei do perfil que criei, na verdade baseado em muitas mulheres que conheci, cada uma com seu valor, a inspiração foi a partir de uma senhorinha que vi na fila da lotérica há mais de ano, toda desenvolta em seu traje vermelho encantador...nem sonhávamos com pandemia e agora ela saiu do rascunho.
      Obrigada pela leitura e comentário carinhoso! Bjs

      Excluir
    2. Amigas Dalva e Chica,
      Como eu disse... Uma frase pinçada, de quem sabe observar e passar para os escritos, aquilo que a sociedade revela-nos dia-a-dia. 😉
      Pior que eu acho que a tal “dona de vermelho”, toda desenvolta em seu traje encantador, estava na lotérica recebendo o “Bolsa Família”. FERROU!!! 😂😆😁

      Excluir
  5. Olá, Dalvita, bom dia,

    Eis aí um conto perfeito! rsrs. E que - no final - me deixou com um pressentimento... uma intuição... que não eram das mais otimistas. A senhorinha é uma graça, cheia de uma sabedoria própria, simpática e leve! Quem dera todas as senhorinhas pudessem ser assim.
    A frase sobre a predileção masculina pelo(a)s mais jovens (tá bom, todos preferimos os mais jovens, rsrs) ficou ressoando em mim. E o motivo não é o fato de eu condenar isso, pois acho que o amor não se prende à idade, mas a suspeita de que há muito machismo e falta de noção nessa propensão. O que quero dizer é que a gente tem que começar a valorizar as nossas experiências, o tempo que vivemos, e este sempre deixa marcas físicas em nós. Esse negócio de a pessoa (os homens, especialmente) irem trocando de mulher, à medida que elas envelhecem, revela - no meu entender - uma alma imatura, que rejeita os processos naturais da vida.
    É isso!

    Beijão. Bom dia e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, ela era realmente uma graça e ainda tinha muito a viver, como muitos de todas idades que estão morrendo antes da hora com todo o descaso que vemos por parte das autoridades e das próprias pessoas.
      Fantasia é fantasia, e se é para fantasiar que seja com o que mais agrada cada um, agora fazer isso virar realidade é outros quinhentos... Acho que a personagem sabia disso.
      Obrigada pela leitura e comentário sempre pertinente. Bjs

      Excluir
  6. Adorei o conto, o vídeo enfim, tudo. O conto mostra que a alegria de viver, o se valorizar, independente da idade, é o essencial na vida. Em qualquer época, a gente se sentir bem, viva e útil. Amo vestidos, blusas, calças vermelhas e os tecidos em poás são meu forte.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lucia! Concordo com você, alguma pessoas são naturalmente alegres no viver, têm minha admiração! Bjs

      Excluir
  7. Dalva, que garra tem a 'senhora de vermelho'!! Não é comum, amiga, e eu admiro essa força, essa independência quando se vai envelhecendo. Sempre é um exemplo na sociedade em que vivemos, em que vemos mil imitações grotescas de fulanas que não tem nada a ver. Esse teu rico conto nos leva a ler com certa avidez do começo ao fim, porque esperamos uma surpresa no final. De vez em quando penso nisso, como vamos ficando com o passar dos anos. Achei muito interessante, Gostei muito, e faz pensar...
    Uma boa semana,
    bj, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e refletido, Tais! Os padrões sempre a querer nos enquadrar e isso desde criancinhas onde a comparação já quer nos impor comportamentos e expectativas prontas. Obrigada, bjs

      Excluir
  8. Olá
    Vim aqui por já ter visto comentários seus que me agradaram.
    Valeu a pena vir...
    Gostei imenso deste conto. Eu também gosto muito de escrever contos.
    A heroína é uma mulher extraordinário, exemplo para todas nós - independente, senhora de si, sem ligar para opinião alheia... enfim, uma "mulher de mão cheia" , como dizemos cá na minha terra... 😉. Fiquei fã da "senhora de vermelho", agora, com certeza, com máscara às bolinhas... já que ainda quer, e vai!, viver muitos anos.

    Voltarei sempre que possível.

    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada, Mariazinha, pela visita, comentário e estar seguindo, logo retribuirei a visita!
    A vida é uma caixinha se surpresas então melhor viver com intensidade sempre que possível. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bom dia de muita paz, querida amiga Dalva!
    Uma senhora que marca uma geração... Tem atributos de personalidade e época bem marcantes.
    Fiquei aqui a imaginar como ela estaria (está) nos dias de hoje com a pandemia trancafiada, sem vida social simples que é sua tônica e que lhe dá vida e energia de viver tão na dela como muito lhe convém. Na certa, não morreria da idade e, sim, de tédio.
    Pode ser que da janela acenasse aos passantes e, mesmo distante, contagiasse a todos não do vírus reinante por debaixo da sua máscara vermelha de bolinhas, mas dá imensa alegria de viver que pulsava seu ser por inteiro.
    Um conto muito instigante que revela uma grande personalidade, como aprecio.
    Mulheres assim marcam épocas.
    Parabéns, adorei ler com toda calma no inicio do dia!
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S. adoro o vídeo. Uma vez mais, parabéns, querida! Digno conto para constar num livro.

      Excluir
    2. Obrigada pelo comentário Roselia, gosto muito das interpretações e possibilidades que acrescentam à personagem.
      A música é linda mesmo, comecei a assistir o filme Diário de Uma Paixão quando o vi no vídeo, ainda não terminei. Bjs

      Excluir
    3. Adoro o filme citado.💖
      🏡🕊️🙏🍀😘

      Excluir
  11. Oi Dalva fiquei com medo dela ter contraído o vírus, estava torcendo para não ter este final.
    Lindo conto, existem muitos velhinhos dispostos e animados que precisam viver muito para nos inspirar.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, esperei tanto para encaixar essa personagem em um conto e ao final ela teve esse final triste antecipado, afinal não importa a idade, ninguém merece morrer pelo descaso como se fosse normal.
      Obrigada pela presença e comentário, bjs!

      Excluir
  12. OI Dalva, belo conto. Fiquei contagiada com a alegria de viver dela. Alegria que vem de ser quem ela é sem se importar com ou outros. Grande sabedoria. E que ela supere esse tal vírus com suas máscara combinando com o vestido.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris, algumas pessoas são naturalmente alegres e amam viver, são contagiantes.
      A personagem não resistiu, mas espero que a senhorinha inspiradora esteja viva e disposta como no dia que a vi. Bjs

      Excluir
  13. Dalva,
    É muito bom vir aqui
    e ler essa sua escrita.
    Bjins querida.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  14. Lindo o teu contado conto!
    E macabras sepulturas
    Como se fossem figuras
    De um filme que certo ponto
    Deixasse o diretor tonto
    E pusesse algo alheio
    Ao enredo. Nos faz medo
    Essa triste pandemia
    Que achei que terminaria
    Talvez, um pouco mais cedo!

    Grande abraço,amiga! Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito, Laerte! Está demorando, né amigo?!
      Obrigada pela presença, bjs!

      Excluir
  15. A juventude pode ser permanente... o corpo envelhece, mas não o espírito.
    Gostei muito deste conto, é belíssimo.
    Bom fim de semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime, obrigada pela presença e comentário carinhoso!
      E bom final de semana, abração!

      Excluir
  16. "Plena e leve a definiam" e assim você fez vir à minha mente uma amiga muito querida que se foi dois anos atrás deixando um vazio imenso em meu coração. Era como ela, uma pessoa livre, seguindo sempre os seus próprios sonhos e objetivos independente de ser do agrado público...um exemplo, no único casamento que fez, foi a cavalo para a igreja debaixo do espanto de toda a população da pequenina cidade que ficava perto da fazenda do pai. Alugou uma casa no Rio, no bairro do Flamengo e pintou a fachada de preto, coisa nunca vista na época. Na ocasião em que surgiu a "doença do beijo" foi logo contaminada pois era adepta do hábito de beijar na boca todos os amigos, meninos e meninas, à guisa de cumprimento. Não saia de casa sem um batom vermelho na boca e nas bochechas...e suas roupas hippies faziam sucesso onde chegasse. Não devo me alongar ou escreverei um outro conto...
    Amei o seu conto, você com sua habilidade de descrição me fez enxergar a minha querida amiga e viajar no tempo. Também a música, que eu amo está perfeita para ilustrar as suas palavras. Belo conto, daria uma peça teatral...
    O seu modo peculiar de escrever conquista o leitor que não consegue parar de ler. Ainda bem que eu não estava fazendo o almoço, senão queimaria tudo também.
    E agora vou cuidar do meu jantar...uma sopinha para aquecer...o frio da serra está judiando.
    Um beijo carinhoso pra você, amiga muito querida!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de comentário, Leninha!! Algumas pessoas tem posturas tão marcantes na vida que deixam lembranças inesquecíveis na vida de seus afetos. quem sabe um dia nos conte mais sobre ela.
      Obrigada pelo carinho, amiga e vamos de sopa porque o frio parece que chegou pra valer, adoro todo tipo de sopa!
      Abração, bom final de semana!!

      Excluir
  17. Olá, Dalva, quando o corpo envelhece, mas o espírito se mantém jovem, mente ativa é o que acontece, uma total independência.
    Gostei muito de ler esse seu conto tão real, mesmo porque há muitas alegres senhoras de vermelho.
    Um abraço e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro! Tem razão, os fatores efeito do tempo, corpo e espírito tem que estarem equilibrados para esse final independente desejado por todos.
      Abraço e bom final de semana!

      Excluir
  18. Oi Dalva
    O corpo envelhece sem a nossa permissão mas o espírito não
    Devemos conservá-lo sempre jovial como esta bela senhora o faz neste seu belíssimo conto
    Beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Gracita, sempre que possível!
      Obrigada pela presença, bjs

      Excluir
  19. Carinhoso abraço Dalva amiga.
    Grato pela presença sempre amável.

    ResponderExcluir
  20. "...sentou-se à velha máquina de costura que era única herança da avó, as mãos ainda habilidosas fez algumas máscaras de vários modelos para combinar com seu vestido vermelho preferido, agora sim se sentia preparada, sem medo para sair às ruas de seu amado bairro..."
    Parabéns Dalva, por este magnífico conto, retrato de uma mulher de «estilo próprio» neste nosso conturbado tempo.
    Li (sem perder o fôlego!!) e de imediato senti que teria de voltar para o reler, e reler... e descobrir outros pormenores deliciosos sobre esta «velha menina».
    Uma vez mais, parabéns!
    Bom primeiro domingo de um excelente Agosto.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário carinhoso, Teresa, fico muito feliz que a leitura tenha agradado! Bjs

      Excluir
  21. Olá Dalva! Prazer em conhecê-la! Que texto magnífico este que você nos apresentou! Estou encantada com tanta musicalidadee e poesia! Que mulher decididas! Ela nos ensina muito sobre a vida. Gostei demais de passar estes minutos com ela! Gratidão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Vanessa, e comentário gentil também! Logo retribuirei, bjs

      Excluir
  22. Oi Dalva querida



    Que texto lindo...

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  23. OI Dalva,
    uma ótima semana para você
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  24. Estou passando para agradecer a gentil presença na minha “CASA”.
    Com os preparativos para ir de férias amanhã não tenho possibilidade de ler e comentar, o que farei, com o maior prazer, quando regressar, no finalzinho do mês.
    Até lá, tudo de bom, e Obrigada!

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariazita, aproveite bem as férias! Bjs

      Excluir
  25. Quando eu crescer e ficar grandão,
    assim como você minha amiga, eu
    quero escrever igualzinho.
    Quero deixar as pessoas pensando e
    se possivel se lembrando dos anos
    70 quando o Rock ditava o tom.
    Coerência nas palavras e beleza na
    escrita. Espero crescer logo.
    Um beijo de máscara, Dalva, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Silvio, muito obrigada, mas você já é muito mais grande que eu que nem sequer tem tamanho :D! Nem me fale dos anos 70...tantas descobertas e o tempo todo a nosso favor, realmente intensos até para mim que era devagar. Bjs de máscara, sim!

      Excluir
    2. Não me enrole, queria amiga,
      se és o que digo. Aliás, tu
      és mais quando me aceitas
      pra amigo. Para seu amigo.
      Beijos e beijos, muitos.

      Excluir
    3. Silvio, é um amigo querido, certamente! Bjs

      Excluir
  26. Boa noite Dalva!
    Belíssimo conto, que nos prende do começo ao final.
    Lady In Red com Chris de Burgh é uma linda música, sou bem fã dele. Gosto muito também da musica (So Beautiful)

    Boa semana Dalva!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lembrança maravilhosa dessa música (já fui ouvir) Smareis, adoro e nunca me liguei que era do mesmo cantor...Tão romântica, tempos de amor intenso :D
      Obrigada, bjs

      Excluir
  27. Olá querida Dalva,
    Eu fiquei encantado com o seu texto, tão gostoso de ler e tão espirituoso. Que bom envelhecer desta forma, vivendo tudo com intensidade e alegria, sempre elegante e com um sorriso no rosto. Adorei a leveza do conto, em tempo difíceis nada como uma leitura pra nos encher de esperança.
    Um abraço e cuide-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho das palavras, Alécio! Cuide-se também, bjs

      Excluir
  28. Sabe que voltei a ler o seu conto? E que o achei ainda melhor do que da primeira vez? O que é bom nunca perde o sabor...
    Continuação de boa semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra sua releitura, meu querido amigo de alma poética, muito obrigada! Bjs

      Excluir
  29. OI Dalva, tudo bem? amo os seus contos e histórias. Sempre venho aqui para ver se tem novidade.
    Ah, os vitrais da Sainte Chapelle são encantadores mesmo
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chris, sempre com palavras animadoras! Preciso me dedicar mais à escrita, amiga. Bjs

      Excluir
  30. Uma semana maravilhosa querida Dalva.
    Aqui tem chovido muito e até feito frio de 22 graus,kkkk o que é terrível para os baianeiros como eu.
    Desejo que tudo esteja bem por aí na Sampa que amo.
    Beijo amiga e gratidão sempre pelo carinho e incentivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho, aqui em SP esteve bastante seco, agora já está chovendo há uns 4 dias...
      Tomara que já esteja tranquilo até o verão aí na Bahia pra aproveitar tanta belezura. Bjs

      Excluir
  31. Bom dia querida Dalva,

    Que conto maravilhoso, que capacidade de prender o leitor do início ao fim, é isso amiga, felicidade, alegria de viver independe dos anos, me vi inserida no seu conto, com exceção de alguns detalhes mais ousados. Continue nos presenteando com essas maravilhosas linhas poéticas.

    Grata pelas palavras de carinho deixada no meu blogue.
    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Diná, que captou e se identificou com a alegria da Senhora de vermelho! Bjs

      Excluir
  32. Caí na besteira de ler no metrô. Acho que
    fui e vim ao ponto final várias vezes.
    Esqueci entretido com a sua gostosa maneira
    de descrever os fatos de suas históirias.
    Beijos sem máscara (que se danam os vírus
    se vou matá-los ou não). (risos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, perderia o compromisso! Ah, se beijos e abraços matassem os vírus...Estaríamos livres dessa tortura. bj de novo!

      Excluir
  33. Belo texto de se ler. Uma boa aventura contada aqui. Parabéns escritora. Bjs querida

    ResponderExcluir
  34. Voltei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar um bom fim de semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  35. É a primeira vez que cá venho, Dalva, mas, gostei tanto que com certeza voltarei. Gostaria de chegar a essa idade com o espirito jovem desta " menininha" sabes, a minha mãe faleceu em Fevereiro com 89 e era assim, muito vaidosa e cheia de vida, embora usasse roupas mais discretas: adorava decotes!!!. Beijinhos, Amiga e obrigada pelo belo conto
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emília, muito obrigada pela visita e comentário carinhoso, logo irei em seu blog espiar.
      O tempo passa e não esquecemos das lembranças de nossos pais. Bjs

      Excluir
  36. Boa tarde Dalva parabéns pelo seu blogue. Sou um novo seguidor e gostaria de ter o privilégio de você me seguir.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia de sol, querida amiga Dalva!
    Como está?
    Que a Senhora de vermelho esteja presente a cada dia em nosso 💙 e que o final seja bem melhor embora com a mesma alegria.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  38. Que texto lindo, querida Dalva
    Sua sensibilidade me encanta!
    Amei! Amei!
    Parabéns
    Agradeço cada visita ao blog, você talvez não imagina o quanto elas me fazem bem e me deixam feliz!
    Obrigada pelas dicas, vou assistir a série e depois te conto
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Claudia! Imagino que gostará de Rita, depois me conte!
      Bjs

      Excluir
  39. Olá Dalva, adorei lhe ver na Chica com uma bela semente.
    Que tudo esteja bem com você.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Toninho, é uma honra estar lá na querida, Chica! bjs

      Excluir
  40. Aqui não há novo conto nem nova poesia.
    Mas o poema que li há pouco na Chica não me convenceu que és uma flor. Porque eu já sabia que eras uma flor...
    Bom fim de semana, querida amiga Dalva.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que carinho, Jaime, não mereço mas agradeço! Bjs

      Excluir
  41. OI Dalva, passando aqui para reler esse conto e desejar um ótimo final de semana.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  42. Olá, Dalva
    Regressei da primeira parte das minhas férias. Ficarei aqui uns dia e seguirei depois para a segunda ( e última) parte - este ano “férias passadas cá dentro”…
    Aproveitarei este intervalo para vos visitar 😊.
    E, já agora… penso que a Nanda se apresentará no próximo dia 1 de Setembro…

    Passando por aqui aproveitei para dar mais uma olhada no seu conto, confirmando a minha opinião inicial - é, de facto, um excelente conto. Quero mais! 😊

    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariazita! Que as férias continuem lhe revigorando o viver! Bjs

      Excluir
  43. Pois é Dalva, minha amiga
    O tema é pandemia,
    O que não se gostaria
    Porém, não há quem consiga
    Escrever matéria antiga
    De antes desse corona
    Que ora vive à tona
    De quase todos assuntos
    Que já fez tantos defuntos
    E a nossa paz detona!

    Belíssimo texto! Juventude e amor são dois termos que nos cativas pela beleza da vida! Abraço cordial! Laerte.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laerte! Gostei de seus versos, é assim mesmo! Bjs!

      Excluir
  44. Oi Dalva, sempre passando por aqui para conferir se tem novidades, gosto das suas histórias.
    Bom fim de semana, obrigada por seu carinho lá no Tacho.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  45. Eu que agradeço, Vi, estou lentíssima nas postagens...Bjs

    ResponderExcluir
  46. Olá, Dalva!

    Adorei seu conto e qdo eu for idosa quero ser como a senhora de vermelho, mas não sei se vou conseguir, mas ficar em filas pra idosos, não fico e não importa os produtos serem mais baratos.
    É tão bom ser livre, não dar ouvidos aos outros e vivermos, plenamente, nomeadamente namorar.
    Fez ela mto bem em ter ido aos bailes e ficar nos braços dos homens mais lindos.
    Tinha um coração de ouro, pelo que você descreve, amava a humanidade e os animais, seus devotados amigos e companheiros.
    Chegada a pandemia, não ficou sem saber o k fazer. Jogou mãos à obra e ela própria confecionou as máscaras com bolinhas vermelhas, talvez sua cor preferida. Uma vida cheia e feliz, concluo.

    Adorei relembrar esse vídeo. A mulher de vermelho foi incrível e soube bem aproveitar a vida.

    Tenho estado de férias, mas amanhã retorno à blogosfera. Meu post irá para o blog da Gracita, em consequência de um convite, k aceitei. Deixarei no meu blogue as indicações e o link do blog da Gracita. Evidente que me daria uma grande alegria se comentasse meu post. Obrigada, desde já!

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, desculpe responder só agora, minha mente me engana o tempo todo.
      E claro, não deixei de saborear sua participação lá na Gracita, belíssima, como sempre!! Bjs

      Excluir
  47. Muito sábia a senhora de vermelho, Dalva.
    Amei o seu conto.
    Deixo um carinhoso abraço para você.
    Verena.

    ResponderExcluir
  48. OI DALVA!
    LI, ADMIRANDO COMO SEMPRE TUA FORMA FLUÍDA DE ESCREVER E PASSAR IDÉIAS.
    ADOREI.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Zilani, sua presença sempre me alegra, bjs

      Excluir
  49. Como gostei do conto, querida amiga!
    Diverti-me imenso e até gargalhei das aventuras da senhora com os idosos!
    Tudo muito interessante, bem escrito e narrado.

    Adorei a canção e o vídeo com cenas do filme 'Diário de uma paixão', baseado
    na excelente obre de Nicholas Sparks.

    Parabéns pelo dom e empenho. Uma delícia de leitura.
    Dias bons e simpáticos com muita saúde.
    Grande abraço com um bom par de beijos.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  50. Muito obrigada, Majo! A canção é mesmo lindo, mesmo depois de tantos anos, ainda nos envolve. Bjs

    ResponderExcluir
  51. Alguns mentirosos me dizem que meus
    contos são bem feitos. Eu sei que
    não são, mas se os confundo a culpa
    é tua, Dalva querida de quem busco
    inspiração e sabedoria.
    Um beijo e parabéns pela obra.

    ResponderExcluir
  52. Hahaha, eu não sou mentirosa! Meus contos vivem em minha cabeça, então de verdade não existem, os seus são escritos, ganham vida, aprendo também com isso, amigo. Bjs

    ResponderExcluir
  53. Boa noite querida Dalva,

    Passando para agradecer sua amável e benfazeja visita ao meu blog.
    Votos de uma noite serena com inspiração arrojada.
    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  54. Querida Dalva.
    Passando para agradecer a simpatia e dedicação e desejar
    bom e feliz fim de semana. Abraço carinhoso.
    ~~~~

    ResponderExcluir