Páginas

27 de ago. de 2018

Dignidade faz bem.

Participando da blogagem coletiva da Elaine Gaspareto
Prestando atenção nos pequenos detalhes de tudo.
Assim compreendemos melhor o universo e tudo que nele está contido.
Semana 34


Essa semana tive consulta com ginecologista no posto de saúde e me surpreendi com o atendimento da médica bem jovenzinha que me atendeu com tanta delicadeza e atenção, me ouviu, esclareceu dúvidas, orientou,  pediu os exames necessários para diagnóstico, observando meus limites com uma paciência linda de se ver, o que não é a regra nos atendimentos pelo SUS, quem usa sabe, na maioria das vezes mal olham na cara do paciente, somos um número da meta a ser cumprida para futuras "falsas" boas estatísticas a serem usadas em campanhas eleitorais.
Nada justifica não tratar as pessoas com o mínimo de dignidade.

Fiquei pensando e comparando com a clínica geral que havia me atendido ano passado, que diferença...mal olhou em minha cara, saí de lá chorando, me sentindo um lixo e sem direção.

A diferença entre elas está na essência do ser humano, muitos tem essa profissão por status, por dinheiro, por vocação, mas poucos a exercem com humanidade além da suposta competência. 

A humanidade seria bem melhor se as  pessoas exercessem suas funções, todas, pensando no bem que elas podem estar proporcionando aos outros e por outro lado, que todos que fossem beneficiados reconhecessem.

Precisamos de vocação e vontade para fazer e valorizar o bem, o resto é consequência, isso deveria ser regra e não exceção. 

Dessa vez saí do posto de saúde com um sorriso no rosto porque humanidade, gentileza e competência nos faz Reolhar o mundo com mais otimismo.


Quer participar também?
Clique em Reolhar a Vida para saber como
 e ler outros Reolhares.







17 comentários:

  1. O bom médico, atendendo de graça ou cobrando fortunas, atende com excelência.

    ResponderExcluir
  2. Dalva, tão bom quando conseguimos nos deparar com médicos que nos deixem bem, não só da doença ou prevenção, mas com o coração leve e feliz! Sair do médico com sorriso é bom demais. Assim deveria acontecer sempre! Tomara não precises, mas que se assim tiver que ser, que encontres sempre como essa que tão bem te atendeu e deixo! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara, Chica, já marquei o retorno, a rotatividade de médicos no SUS é grande, muitos não aguentam o tranco de encarar a periferia.

      Excluir
  3. Dalva,
    como é bom ler um testemunho desse, faz a gente renovar as esperanças.
    Obrigada por dividir palavras boas, palavras de fé na humanidade, antes que a chama se apague.
    Beijos fraternos e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, tem horas que a gente desanima...ainda bem que vez ou outra nos surpreendemos positivamente, ainda tem, sim, muita gente humana de verdade.

      Excluir
  4. Dalva:
    Que maravilha humanidade é tudo! Que tua saúde esteja bem.
    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim, Sonia, investigando uma possível pré diabetes...mas tem males que vem para bem, preciso mesmo entrar na linha na alimentação.Obrigada!

      Excluir
  5. Sim, Dalva, se todos cumprirem seus deveres com amor e respeito, a humanidade toda ganhará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a grande sacada que estamos demorando para absorver, Heloísa.

      Excluir
  6. Oi Dalva, bt!
    Exceção mesmo. Fica a esperança de que um dia o SUS cobre mais humanidade dos seus funcionários, sejam eles médicos, enfermeiros, atendentes e até mesmo dos faxineiros pq a coisa "TÁ" feia né amiga? kkkkkkk
    Parabéns p/médica que te atendeu!
    Bjssssss amiga

    ResponderExcluir
  7. Dinha, aqui na minha UBS a maioria dos funcionários até que são prestativos, fazem o possível no que depende deles, o resto é o sistema precário, aí já viu..Parabéns à médica mesmo, ainda mais sendo ginecologista, é preciso sensibilidade em dobro, elogiei tanto que ele ficou até sem graça rs

    ResponderExcluir
  8. Dalva, vim te agradecer os queridos comentários por lá e responder: não recebi esse email que falas. Mas na verdade, se não conheço remetente nem abro.Há tanta sacanagem na rede!!!Afff... beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Dalva.
    Uma postagem linda, uma participação excelente. Deveria ser sempre assim, os postos de sáude e hospitais públicos atender bem os pacientes.
    Demorei um pouquinho para aparecer, foi preciso me ausentar um pouco. Como diz o grande Guimarães Rosa: O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,
    Sossega e depois desinquieta.

    Uma excelente semana, e um mês de setembro cheio de coisas boas.
    Um abraço e um punhado de sorrisos.
    Escrevinhados da Vida
    Ja temos atualização por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo Smareis e vamos levando no balanço das águas, bjs!

      Excluir
  10. Oi Dalva, é assim mesmo o atendimento, a gente estranha quando existe um médico atencioso, são exceções; o clinico que costumo passar atende desse jeito, não olha na cara, é grosseiro, tudo pra ele é normal, estou com dor aqui, ele responde é normal, mas não faz nada para resolver. Em um país onde o dinheiro arrecado em impostos, tem que manter um monte de corruptos, um monte de mordomias e salários abusivos de politicos e certos funcionários públicos, fica difícil sobrar algo melhor para nós que estamos na base da piramide.
    Vamos levando a vida.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim, Vi, e de vez em quando a gente depara com gente humana realmente, é possível ser um bom profissional apesar do "sistema" e ser humano, no mínimo.

      Excluir