Páginas

2 de out. de 2018

Salvadores da pátria

Esta não é uma plataforma onde costumo falar diretamente sobre política, no entanto reta final de eleições e seus resultados  sempre deixam suas marcas, nas pessoas , nos sonhos e frustrações, nos erros e acertos, nossos e dos candidatos que "vencem".

O ano era 1989.

Duas utopias, o Caçador de Marajás e o sindicalista que sonhava com o socialismo, mas já namorava apoio da direita no 2º turno.

Collor dizia que Lula roubaria a caderneta de poupança dos brasileiros, muitos acreditaram.

Collor era a esperança de acabar com a corrupção e privilégios, o Salvador da Pátria da vez.

Um debate na Globo, uma edição manipulada posteriormente e o resultado estava definido, o Caçador de Marajás ganhou, como sabem.
Naqueles tempos não havia redes sociais e suas possibilidades de manipulação coletiva como hoje.
Só os "grandes" faziam isso, conforme seus interesses: Globo, Veja, os  jornais de grande circulação. Mesmo assim houveram intrigas e difamação espalhadas  nestes canais de comunicação.

Tomando posse, da noite para o dia  trocou de ministro e confiscou a caderneta de poupança dos brasileiros, na verdade "congelou" por 18 meses, com a desculpa de que seu plano acabaria com a inflação (1.782,90% em 1989); preços e salários também foram congelados causando aquela balbúrdia toda na nação.


caçador de marajás


Enfim, acabou com os sonhos de muita gente que de repente se viu com uma mão na frente e outra atrás, sem poder arcar com seus compromissos, tenha votado nele ou não.

Isso foi um pouco antes de meu casamento, imagine a situação, cheia de contas para pagar e com cheques pré datados baseados na hiperinflação.

Tempos depois as pessoas que entraram na justiça conseguiram seu dinheiro de volta, mas com a correção que eles definiram e descontados a média de 30% para advogados (esses se deram bem). Os danos morais e emocionais não foram pagos.

Reolhar para esse episódio me faz sentir ódio, mas mais que tudo me faz sentir medo de dias futuros, das ilusões e suas consequências, não importa quem ganhe essas eleições. 



E vocês, alguém dessa época passou aperto por causa do Caçador de Marajás que salvaria o país dos comunistas, das mordomias e da corrupção?

Obs: Este post não é para discutir a atual eleição, já perdi "amigos" demais por esses dias nas redes sociais, não por votarem em A ou B, mas por falta de ética, propagação de mentiras e suposições como se fosse a coisa mais natural do mundo e não pudesse ter consequências imprevisíveis.  




Participando da blogagem coletiva da Elaine Gaspareto
Prestando atenção nos pequenos detalhes de tudo.
Assim compreendemos melhor o universo e tudo que nele está contido.
Semana 39












18 comentários:

  1. Dalva, muito bem apanhado teu texto trazendo esse reolhar sobre aquela época. Lembro muiiiiito bem de todo dia correr para filas nos caixas eletrônicos para poder retirar o que o salvador da pátria permitia. Não recordo a quantia permitida DIÀRIA! Era um sufoco. Inflação nas alturas e tudo mais... Depois daquilo, recentemente vivemos esses tempos atuais... E agora, quase chegando a nova eleição,o que fazer? Já falei e repito : estamos numa sinuca...Não vejo NENHUM deles com possibilidades de mudar pra melhor coisa alguma por aqui. E te digo: é muito triste isso, essa desesperança. MEDO do que está por vir é o que tenho e sinto. E, há 4 dias de ir às urnas( ainda bem só votarei no primeiro turno, pois estarei viajando no 2º) não sinto confiança em nada dessas porcarias que estão aí! PENA!!! E essa, se o quadro político brasileiro não mudar para melhor, será minha última eleição> Completo 70 em novembro e disso estou livre!!! E vou usar desse direito de não mais votar, se convencida não estiver!! Sério,isso!!! Uma pena! Um país tão lindo, tão grande, tantas belezas e tantas feiuras, enxovalham nossa vida aqui! Bom, já fiz um jornal aqui,rs beijos tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado das filas no banco para o saque de uma certa quantia...não me lembrava disso. Sua presença aqui é uma honra e sem limites, Chica!

      Excluir
  2. Oi Dalva, bt!
    O problema do povo brasileiro é que nós temos (nós pq eu me incluo nessa) a memória muito curta e vivemos em busca desse "SALVADOR DA PÁTRIA". É por essas e outras que volta e meia a gente acaba quebrando a cara. Um bom exemplo disso é nos nossos condomínios, geralmente votamos p/síndico naqueles vizinhos que nos são mais simpáticos, mas esquecemos que o cargo por menor que seja o prédio, além de exigir um conhecimento mais profundo, exige também muita honestidade p/lidar com o dinheiro dos condôminos e é justamente aí que "quebramos a cara", assim como na política. Nosso problema é que seja na política ou no nosso condomínio, votamos e largamos p/lá, aí n/belo dia descobrimos que fomos redondamente enganados pelos nossos eleitos e o que nos resta é só decepção. Que pena né?
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dinha, político é gente como nós e no dia a dia vemos muitas mazelas também, um tentando passar a rasteira no outro, levar vantagens.
      Abraço!

      Excluir
  3. Dalva,
    Esses que alardeiam que vão salvar o país dos "comunistas, das mordomias e da corrupção" são os mais perigosos.
    Devemos votar olhando para as realizações do candidato, para seu perfil político, para sua identificação com o povo, para sua preocupação com a educação.
    Já tenho meus candidatos escolhidos, com muita convicção. Há muito tempo estou dispensada de votar, mas não abro mão. Quero escolher e exercer minha cidadania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloísa, nesse afã de procurar o salvador, não pensam em quem/o que está por trás...

      Excluir
  4. Oi Dalva!
    Sem tirar nem por uma palavra, faço do comentário o da amiga, Heloisa Sérvulo da Cunha.
    Que as pessoas esqueçam o plim plim e pensem.
    Belíssimo post, corajoso!
    Bjs fraternos

    ResponderExcluir
  5. * faço do comentário dela, as minhas palavras. Desculpas..

    ResponderExcluir
  6. OI DALVA!
    ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO COMO NUNCA SE VIU, DESEMPREGO, AS ESCOLAS COM PROFESSORES MAL PAGOS E MAL PREPARADOS DE ONDE SAEM JOVENS,SEM CONDIÇÕES NEM DE INTERPRETAREM UM TEXTO, OS HOSPITAIS COMPLETAMENTE SUCATEADOS, PESSOAS MORRENDO SEM ATENDIMENTO, A CRIMINALIDADE EM SEUS MAIORES ÍNDICES, DESRESPEITO TOTAL AO "POVO", NÓS, QUE PAGAMOS IMPOSTOS SALGADOS SEM NADA RECEBERMOS DE VOLTA. NÃO VEJO A CURTO PRAZO, QUALQUER CONDIÇÃO PARA AS MELHORAS QUE TANTO PRECISAMOS POIS O ESTRAGO ESTÁ SENDO FEITO A MUITOS ANOS. SÓ PEÇO QUE DEUS NOS ILUMINE E QUE QUEM VENCER ESTAS ELEIÇÕES, SEJA NÃO O SALVADOR DA PÁTRIA, POIS NESSA NÃO ENTRAMOS MAIS, MAS, O PRESIDENTE QUE TENHA RESPEITO POR NOSSO BRASIL E POR NÓS.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperemos que pelo menos sejamos críticos com o que não bom para o povo, independente de quem tenhamos votado e não deixemos o governo e agregados fazerem o que for bom para eles. Boca só para defender não é inteligente, o povo tem que ser oposição quando necessário, principalmente quando temos um legislativo e judiciário tão questionável para não dizer outra coisa.
      Abraço, Zilani!

      Excluir
  7. Dalva, acabei de ler teu comentário lá e imagino o susto que levaste. Estamos assim: tudo nos assusta, por isso precisamos a nossa paz interior e levar a vida mais leve, senão... bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  8. Dalva, eu ainda acredito, na minha ingenuidade, que o bem vencerá o mau. O tempo irá mostrar as verdades. Vamos esperar. Por conta de tantos memes - principalmente de tantas marias vão com as outras, de gente tão fanática e cega, saí de todos os grupos de Whatsapp. O tempo dirá. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Dalva, acho que todos nós por mais que desejamos ficar indiferentes, ficamos ansiosos, pode vir mudanças radicais ou não; Uma vez ouvi um filosofo dizendo, que o pendulo vai e uma hora volta, referindo a mudanças, vários países do mundo tem experimentado essa mudança e talvez também venhamos experimentar
    Quanto a ser bom ou ruim, você citou o Collor, eu não tinha dinheiro na poupança, então não me afetou nesse sentido, mas sei de pessoas que venderam imoveis para colocar dinheiro na poupança para viver de juros, que se não infartaram, quase ficaram loucas. Desse ponto de vista foi péssimo, mas do ponto de vista econômico, foi necessário, nenhum país sobrevive de especulação financeira, temos que produzir bens, serviços, para gerar empregos e crescimento sustentável para arrecadar impostos justos para manter a saúde, educação e etc. Alias, eu não tinha poupança nessa época, porque minha mãe já dizia, vai acontecer alguma mudança, porque o país não pode continuar assim, uma inflação galopante e ninguém investia em mais nada, nem na agricultura, você lembra que faltava alimentos, tinha fila para comprar frango,leite? o Sarney foi muito incompetente, o Collor radicalizou, e foi tirado do poder não pelo confisco da poupança ou do Fiat Elba, mas porque não distribuiu Estatais e ministérios com os partidos que fingem ser inimigos, mas se você der ministério ou uma estatal, eles fingem não ver nada errado.
    Cheguei a conclusão que os únicos comunistas, socialistas, democratas da historia toda, é povo que acredita nessas ideologias, os politicos na sua maioria, acreditam na sua conta em algum paraíso fiscal.
    Vamos tentar levar a vida e ser feliz sem depender dos politicos.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  10. Vi, se tivesse resolvido os problemas teria sido bom e teria valido a pena o sacrifício, mas não foi o que aconteceu. Na verdade só citei o Collor para "ilustrar" o quanto podemos nos iludir com promessas e o resultado, só o tempo e a história contará.
    Eu tinha pouco dinheiro, mas as poupança para o casamento estava lá, meu pai tinha vendido uma casa e dado um dinheirinho pra gente, também estava lá...Mexeu com sonhos e planos de muita gente,pode ter mudado destinos...Os "grandes" sempre dão um jeito de estarem aliados a qualquer poder, os que votam...são só os que votam conforme eles querem e tudo fazem para lá permanecer.
    Meu tempo de acreditar em ideologias já passou, só quero morrer cá no meu cantinho, espero que isso não me tirem, mas ainda fico indignada por não escolhermos um caminho onde as desigualdades não sejam tão significantes a ponto de não termos paz e segurança, não existem muros físicos que nos protejam.
    Abração,Vi!

    ResponderExcluir
  11. Oi Dalva!
    Ótimo post e oportuna a reflexão.
    Foi uma época muito dura e também tenho medo do que virá por aqui...
    O que mais me assusta é a intransigência e a estupidez das pessoas nas redes sociais
    Beijão, querida

    ResponderExcluir
  12. Amiga, o bolo é o desse link?
    https://piteisdadinha.blogspot.com/2018/09/bolo-de-maca-de-liquidificador-e-um.html
    Se sim, me passa a medida das bananas que vc usou, na receita leva 3 maçãs e a medida da água que vc acrescentou eu já vi que foi 1/3 de xícara (de 200 ou 240ml?). Também quero experimentar o seu de banana pq pela aparência ficou mesmo delicioso kk
    Bjssss amiga, um ótimo finalzinho de sábado e um maravilhoso domingo é o que desejo p/vcs

    ResponderExcluir